51 dicas de marketing para melhorar o seu negócio 👈
Categoria : Marketing Visitas: 4562 Tempo de Leitura: 12 Minutos
Todos os donos de empresas ou marketeers têm alturas em que vão contra a parede: a criatividade parece ter chegado ao fim e as ideias para promover a marca escasseiam. De repente, a folha em branco parece ainda mais assustadora.
Se já passou por este bloqueio criativo – ou quer simplesmente explorar novas ideias – veja estas 51 dicas que selecionamos para melhorar o marketing e a publicidade do seu negócio, aumentado os leads recebidos e as vendas online.
Redes sociais
1. Não tenha medo de se mostrar.
Se vai dar uma palestra, falar numa conferência ou simplesmente tem novos cartões de visita, não receie fazer o upload das fotografias ou vídeos.
2. Adote hashtags que sejam tendência
Quer seja um #ThrowbackThursday ou o atual #Sextou, o importante é estar onde a sua audiência está e ser um membro ativo na comunidade. Tal implica fazer posts com frequência e de forma regular, bem como entrar em ‘tradições’ semanais que pululam pelas redes sociais e que já têm um público fiel.
3. Histórias no Instagram
Depois de destronarem completamente o Snapchat, as histórias do Instagram são ótimas para mostrar novos produtos, entrar em contacto com o público-alvo e mostrar que a marca existe!
4. Fazer pins
Utilizar o Pinterest para marcar as suas fotos é ótimo, mas também é importante fazer pin em outras. Não subvalorize o valor deste site de partilha de imagens. Faça posts com as melhores fotografias que tiver e coloque links para o seu website, de forma a obter mais tráfego.
5. Siga a concorrência
No Facebook, as páginas profissionais podem seguir outras páginas numa secção específica das definições. Siga os seus concorrentes e veja o tipo de posts que fazem, ou quais as publicações que têm mais partilhas e gostos. Perceba o que funciona e faça de forma semelhante.
Marketing Urbano
6. Venha para a rua
Na época digital que vivemos, ainda há muito a dizer sobre o que palpável e praticar marketing na vida real. Não tenha medo de ser old school: flyers e posters nos cafés ainda funcionam, tal como desenhar no chão com giz. Esta estretégia, claro, será mais efetiva quanto mais local for a empresa, mas funciona com todos os negócios.
7. Alugue um mural/outdoor
Tente arranjar permissão para decorar a lateral de um prédio com muita visibilidade ou um mural. A notoriedade é garantida!
8. Utilize o que está à sua volta
É preciso ter imaginação, mas pense em todas as potencialidades daquilo que vê todos os dias para criar marketing mágico.
9. Parcerias incomuns
Viver numa cidade permite-nos ter oportunidades de marketing que não se teria em outro local qualquer. O segredo é pensar criativamente e capitalizar essas oportunidades.
Concursos
10. Concursos de fotos
Esta pode ser uma ideia ótima por várias razões, entre elas: é relativamente fácil para os concorrentes participarem (qualquer pessoa com uma conta no Instagram e alguns segundos pode submeter uma foto) e, além disso, os utilizadores acabam por se tornar patrocinadores. Esta é uma forma de ter conteúdo gerado pela sua audiência que pode ser reutilizado e implementado noutras plataformas.
11. Concursos de vídeos
Nem toda a gente entra em competição com vídeos, mas pode ter aqui a oportunidade de ter conteúdo de alto calibre – pois criar um vídeo requer mais esforço por parte do utilizador. Este tipo de posts pode ter um valor alto para as empresas com pouco tempo ou capacidade de investimento, especialmente se encontrar clientes com bons skills a criarem conteúdos em vídeo.
12. Votar e ganhar
Os concursos com base em votos têm, geralmente, muitas participações – é fácil de entrar, já que basta clicar num botão na maioria das vezes – e ainda pode utilizar os dados obtidos para criar um pequeno estudo de mercado.
13. Concorrer com legendas
Coloque uma foto nas redes sociais e peça ao seu público que lhe dê uma legenda. Normalmente, este tipo de concurso vale boas gargalhadas!
14. Giveaways
Este é o tipo de concursos mais tradicional. Os giveaways já foram mais que testados e, realmente, resultam. São rápidos e de participação simples, além de que dessa forma a sua empresa tem novos gostos e partilhas, aumentando a audiência.
Dicas para promover os concursos
15. Faça promoção em sites de pechinchas
Todas as pessoas adoram coisas grátis, algumas mais que outras. E as pessoas que realmente gostam de bons negócios tendem a pesquisar sobre isso em sites e fóruns. Veja quais os websites que melhor se enquadram com as pechinchas ou ofertas que quer promover e coloque lá esse conteúdo. Esta estratégia funciona bem no ramo da restauração.
16. Crie uma hashtag para o seu concurso
Adicionar uma hashtag única e relevante ao seu concurso ajuda-o a controlar as participações e torna mais fácil a análise e organização.
17. Torne os concursos super partilháveis
Tal significa adicionar um botão para partilhar o concurso quando o mesmo é feito num site, ou simplesmente encorajar a partilha nas redes sociais. Quanto mais gente souber do concurso, melhor!
18. Ofereça pontos pelas partilhas
Se oferecer pontos bónus por cada partilha nas redes sociais, os seus participantes vão querer fazê-lo. Existem algumas ferramentas – como o Rafflecopter – que lhe permitem fazer isto de forma simples, oferecendo mais pontos por cada ação do participante.
19. Notifique a sua mailing list
Lembre-se: se já tem subscritores, é porque eles gostam da sua empresa e estão interessados naquilo que vende. Se está a lançar um concurso que dê um ano gratuito de um dos seus produtos ao vencedor, os seus seguidores vão querer saber!
20. Promova o concurso nas redes sociais
Mesmo que esteja a fazer um concurso no Instagram, garanta que também faz promoção no Facebook, Twitter, Pinterest, etc. Vai querer que todos os seus seguidores – em todas as plataformas – saibam sobre o giveaway!
Marketing de Conteúdo
21. Escreva para a sua audiência.
O melhor conteúdo é aquele direcionado para o público-alvo. Entenda o seu cliente; saiba quais os seus pontos fracos, o que não os deixa dormir. Conteúdos de excelência vão precisamente falar sobre como preencher e satisfazer as necessidades do consumidor!
22. Acrescente elementos visuais
As pessoas cansam-se de textos muito rapidamente. Para garantir que os seus clientes continuam a ler o que escreveu, é essencial adicionar imagens que quebrem os blocos de texto. Não subestime a importância dos elementos visuais, mesmo em posts que têm mais predominância de textos.
23. Infografias
Se sabemos que os leitores adoram conteúdo visual, sabemos que as infografias são fundamentais. Apesar da ideia de criar uma infografia poder ser intimidatória, tal não tem de ser extremamente difícil. Nem sequer necessita de software profissional – pode fazer uma imagem deste género no Powerpoint.
24. Gráficos Estes são os primos feios das infografias
Os gráficos, ainda assim, continuam a ser peças formidáveis de conteúdo visual. Podem não ser tão impressionantes, mas tomam menos tempo a criar e também são partilháveis. Use-os sem moderação.
25. Vídeos
O vídeo é incrível no que toca a atrair e manter a atenção dos utilizadores – a taxa de retenção para a informação visual é de 65%, contra os 10% do texto. Além disso, os clientes que vêm os produtos em vídeos têm mais probabilidade de comprar. Este género de conteúdos é uma ferramenta poderosíssima, quer esteja a demonstrar como funciona um produto quer esteja a explicar algo.
26. Listas de estatísticas
Se a folha das ideias está em branco, não desespere: basta encontrar estatísticas interessantes sobre um tema relacionado com o seu negócio e criar um post no blog sobre isso. Longas listas com estatísticas são fáceis de fazer e altamente partilháveis. A par disso, alguns desses dados podem dar-lhe novas ideias, como a que segue abaixo.
27. Previsões de futuro
Não tenha medo de falar sobre o futuro: explique como prevê que o mercado vai funcionar no seu ramo, mas garanta que tem dados que suportem essas afirmações.
28. Controvérsia
Conteúdo controverso atrai sempre muita atenção, mas tenha cuidado ao brincar com o fogo. O caminho mais seguro, se quiser seguir esta estratégia, é responder a alguma controvérsia que esteja a caracterizar a sua área de atuação.
29. Agregue conteúdos de outras fontes
Uma outra forma fantástica de criar conteúdo é ir buscá-lo a outros sites. Não, não é roubar nem plagiar, se for feito apropriadamente. Se estiver a fazer algo de totalmente novo com conteúdos de outas fontes, não há problema. Pense nesta lista, feita agregando dicas de vários websites. Para jogar pelo seguro, o ideal é sempre dar os devidos créditos aos autores.
30. Peça opinião aos especialistas
Outra forma de criar marketing de conteúdo é entrevistas líderes na indústria em que se insere e partilhar as suas respostas num post no blog. Este tipo de posts tende a ter sucesso, além de ser interessante ver em que é que os especialistas do ramo pensam sobre determinado assunto. Para melhorar ainda mais o cenário, estes profissionais costumam partilhar as entrevistas com os seus próprios seguidores.
31. Top 10
As pessoas adoram este tipo de listas. Top 10 músicas, top 10 restaurantes, o que quiser.
32. Listas
Os tops já são listas, na sua essência, mas começar um post com um número faz com que ele se destaque mais. E porque é que as pessoas gostam de listas? Porque são muito fáceis de ler e de entender. É provavelmente por isto que mais de um terço dos posts do Buzzfeed têm número no título.
33. Guias de comparação de produtos
Decisões, decisões – assim está o mercado. É difícil ser consumidor hoje em dia com a quantidade de produtos para escolher. Ajude os seus clientes a decidirem usando um guia de comparação, especialmente se tiver uma série de produtos que satisfaçam necessidades diferentes. Se comparar com a concorrência, seja objetivo e justo.
Em alternativa, escreva uma comparação entre produtos que não vende, mas que se relacionam com o seu negócio. Por exemplo, imagine que quer vender comandos para uma consola. Seria uma boa ideia comparar dois novos jogos.
34. O conteúdo é uma porta aberta
Não crie conteúdo de qualidade para depois o abandonar – deixe links noutros posts no blog. Pode até fazê-lo no próprio texto, ou listar artigos relacionados no final. Algo como “quer saber mais sobre?”.
35. Webinars
Seja anfitrião do seu próprio webinar ou faça uma parceria com outra marca para ter o dobro do conhecimento partilhado – e o dobro do poder de promoção. Os webinars são ótimos para recolher leads.
36. Pesquisa relacionada do Google
Veja os termos que o Google sugere quando faz uma pesquisa para perceber o que é que a sua audiência procura.
37. Pop up
Este é um tema que ainda causa muito debate: pop ups com a opção de subscrever a newsletter. Eles são intrusivos e aborrecidos, mas a verdade é que funcionam na maior parte das vezes. Faça um teste A/B e veja como isso afeta as subscrições.
38. Prossiga com temas de sucesso
Não tem a certeza sobre o que escrever? Veja os posts com mais leituras e saiba o que deixa os seus leitores mais entusiamados. Depois, escreva uma variação ou extensão desses artigos mais populares.
39. eBooks
Outra boa forma de captar leads é criar um eBook sobre um tópico importante ou popular no seu ramo. Depois, é importante criar uma boa landing page para assinalar a oferta. Melhor ainda: não precisa de começar do zero! Reescreva alguns artigos mais antigos e junte-os numa coleção.
40. Mesmo o bom conteúdo precisa de promoção
Não publique apenas o seu conteúdo e espere que ele se promova sozinho; partilhe-o com os subscritores da newsletter e com os seguidores nas redes sociais.
41. Publique sobre tópicos populares
Qual é o tema do momento na sua área de negócio? Faça artigos sobre esses temas marcantes para estar no centro da ação e mostrar que está a par das novidades.
42. Guest posts
Convide alguém influente da sua área de intervenção para escrever um post no blog. Além de poupar tempo, garante que vai ter muito mais interações com mais audiência.
Se preferir podemos ajudá-lo a criar guest posts : aqui
43. Conteúdo de qualidade
Tal não devia ser preciso dizer, mas produza apenas conteúdo de que se orgulhe! O Google não gosta de conteúdo fraco, e nem os leitores. Como tal o conteúdo é um factor a ter muitooo em conta nos dias que correm!
44. Humanize a marca
Mostre que não é um robot. Não tenha medo de ser engraçado (com classe, sempre) e de mostrar a personalidade da sua marca. Expresse-se; afinal de contas, somos todos humanos.
45. Revistas online
Produzir a sua revista virtual é outra forma épica de criar marketing de conteúdo.
46. Faça reportagens sobre eventos
Se for a uma conferência (mesmo que seja online), considere escrever um post sobre as informações que recolheu e que achou mais importantes. A probabilidade é que a sua audiência pense o mesmo! Use a hashtag do evento na promoção.
47. Memes
Se forem bem utilizados, os memes funcionam bem por serem engraçados e familiares aos utilizadores da internet. Se a sua empresa não for altamente corporativa, pode criar algumas destas imagens para se aproximar do público.
48. Controle a quantidade
Não entre em excessos para não cansar a sua audiência. Atualmente, vivemos numa economia que compete pela atenção dos clients, e se cria um novo post todos os dias pode estar a aborrecer os leitores – mesmo que o conteúdo seja excelente. Perceba o que funciona melhor para os seus utilizadores.
49. Mobile Primeiro
Mais de metade dos utilizadores de internet vão fazer compras exclusivamente online dentro de muito pouco tempo, e através de smartphones. Sendo assim, não se esqueça de adaptar o seu site para uma versão mobile friendly. E isto não é opcional!
Num artigo recente a Google afirmou dar prioridade a sites optimizados para mobile !
50. Copie os líderes
Veja quem cria o melhor conteúdo, e faça-o da mesma forma. Explore de forma aprofundada sites de clickbait como o Upworthy ou o Buzzfeed, que têm sempre milhares de partilhas. Mesmo que as audiências destes sites possam não ter nada a ver com a sua, eles podem ser uma excelente inspiração para melhorar a sua estratégia de marketing. O que é que eles fazem bem? Pode fazer algo semelhante?
51. Perca tempo com os títulos
Mesmo um artigo brilhante pode não ter a atenção merecida sem um bom título. Deve ser engraçado? Deve espevitar o público? Ser SEO-friendly? Pense no que atrai mais a sua audiência. É recomendado que escreva 5 a 10 títulos para cada post, e depois escolha a melhor!
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