🏡 7 táticas de marketing digital para agências imobiliárias

🏡 7 táticas de marketing digital para agências imobiliárias

Categoria : Marketing Visitas: 3446 Tempo de Leitura: 4 Minutos

Enquanto profissional do ramo imobiliário, sabe que pesquisar na internet é um dos primeiros passos que os seus potenciais clientes tomam - quer estejam à procura de casa para comprar em Lisboa ou no Porto, ou queiram arrendar uma propriedade para um projeto específico no interior do País, por exemplo.

De facto, 94% dos millennials e 84% dos baby boomers procuram as suas casas online. É por isso que é tão importante que garanta que está pronto para relacionar-se com estes compradores no espaço digital, de forma a transpor esta relação para um negócio feito na vida real.


Agências imobiliárias devem estar presentes na internet


Estabelecer a sua presença na internet é simples. Construir um website, enviar emails para potenciais clientes e fazer posts nas redes sociais são sempre ótimas formas de alcançar bons negócios online. A parte mais difícil é perceber como utilizar estas ferramentas de uma forma ainda mais efetiva, que mostre a sua marca, crie engagement com os consumidores e que lhe dê leads de qualidade.

Veja as nossas sete dicas para ter a certeza que os compradores o vão encontrar no motor de pesquisa quando estiverem à procura de uma moradia em Paços de Ferreira ou até mesmo de um apartamento de férias no Algarve.

1. Sites IDX

O IDX – ou Internet Data Exchange – é um tipo de software utilizado por empresas que necessitem de exibir listas atualizadas com frequência, como é o caso de agentes imobiliários. Este género de websites permite apresentar aos visitantes todas as propriedades disponíveis, de forma a gerar mais leads de qualidade.

2. Redes Sociais

Garanta que faz uso de todas as ferramentas de marketing para agências imobiliárias no Facebook, esteja presente no Instagram, Twitter e Pinterest. Mas mais que isso: é importante ser ativo nas redes sociais. Faça posts com regularidade, partilhe com os seus seguidores as boas notícias – como a venda de uma vivenda em Trás-os-Montes ou de uma casa térrea na Foz, e os comentários positivos ao serviço prestado -, promova as suas propriedades e interaja com os seus fãs. Seja cuidadoso no que às críticas diz respeito.


Comprar e vender casa é mais simples com marketing digital


3. Partilha, partilha, partilha

Faça com que seja simples partilhar os imóveis que tem disponíveis. Claro que ter botões proeminentes no site é ótimo, mas não é tudo. Com um layout responsivo e fotos profissionais, será mais fácil obter mais partilhas daquele prédio com vista para o mar ou da casa na encosta do Douro.

4. Publicidade no Facebook

Tire vantagem das publicações patrocinadas no Facebook; esta rede social começou como um entretenimento, mas agora é uma peça-chave no marketing de qualquer agência imobiliária no Vale do Sousa e no resto do País, porque aumenta os leads de compradores ou vendedores.

Em adição à publicidade, também deve permitir que os seguidores possam fazer reviews e faça uma lista dos serviços. É ainda fundamental criar e utilizar os Grupos no Facebook, fazer o upload de um vídeo profissional na capa da sua página e fazer diretos nas propriedades que tem à venda, para dar aos seus potenciais clientes a possibilidade de ver de forma mais próxima aquilo que podem esperar quando visitarem o espaço.

Pode ainda fazer um post com fotografias a 360º e vídeos que possam ajudar a comunicar de forma mais precisa como é aquele rooftop com vista para o Tejo ou a casa secular em Coimbra.


Passar do online para a vida real é simples com estas dicas


5. A pesquisa no Twitter

Antes de fazer qualquer tweet, veja quais são as hashtags mais utilizadas. Tente adaptar o seu conteúdo àquilo que está a ser mais falado no momento. Não se esqueça também da segmentação por palavras-chave, que permitem que entre em contacto com utilizadores de acordo com palavras ou frases que eles próprios tweetaram ou pesquisaram sobre.

6. Newsletters

Crie uma newsletter e envie emails para a sua base de dados. Esta é uma das melhores formas de estar em contacto com os seus clientes, ou de mostrar a interessados num armazém na zona industrial que agora tem uma antiga fábrica pronta a comprar. Avisar que terá um dia aberto ou mostrar estatísticas, bem como novos posts no blog, também são bons tópicos para incluir.

7. Segmentação

Nunca foi tão importante como agora segmentar a rede de contactos que foi construindo ao longo dos anos. Imagine que, recentemente, visitou um terreno à venda com potenciais compradores. Envie-lhes um email, questione se ainda têm interesse, e aproveite para mostrar propriedades semelhantes nas redondezas.

Segmentar o público por localização também é fulcral. É praticamente certo que o cliente de Bragança não está a procurar uma casa no Alentejo, por isso coloque os seus contactos separados por região. Se lhes mostrar conteúdos que lhes interessam, é mais fácil as pessoas entrarem em contacto consigo.

A internet tornou a relação entre os agentes imobiliários e os compradores ou vendedores mais simples, e por isso mesmo é tão importante tirar vantagem destas ferramentas digitais para criar uma presença online integrada, canalizando cada vez mais visitas para o seu website. 

Tags:
web design
websites
agência imobiliária
loja online
engagement

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Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.
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