Bases para criar uma campanha de sucesso nas redes sociais 💪
Categoria : Marketing Visitas: 2977 Tempo de Leitura: 5 Minutos
Cativar a atenção das pessoas nas redes sociais divide-se em duas partes: arte e ciência. A capacidade de concentração é curta e os utilizadores fazem scroll cada vez mais rapidamente nos feeds enquanto falam ao mesmo tempo com amigos virtuais.
Alguns dos erros mais repetidos quando se tenta aumentar o engagement com o público, através de uma campanha, é ser-se demasiado ‘seco’ ou institucional. Por outro lado, é tentar de forma muito forçada ser ‘cool’, e perder-se completamente no tema. Algumas campanhas até atingem o objetivo, mas quando entram em colisão com culturas ou temas fraturantes acabam por enfrentar quedas enormes.
Algumas marcas internacionais como a Wendy’s, a Innocent e a Oreo ( presente em Portugal ) são famosas por estarem sempre no ponto, no que se refere às interações nas múltiplas plataformas sociais. Muito disso vem da voz da marca e da personalidade da mesma.
As imagens, quando bem escolhidas, podem ser muito eficazes a captar o interesse e a encorajar as partilhas.
Veja agora as cinco bases fundamentais para criar campanhas mais atrativas.
1 – Edite as imagens para as diferentes plataformas ✍️
Antes de tudo o resto, é importante perceber que uma imagem que surge numa rede social não vai necessariamente atrair mais atenção que qualquer outra. Por isso mesmo, é importante adaptar e editar as fotos de forma correta nas plataformas corretas.
No Instagram, fotos belas e sugestivas tendem a ter sucesso, particularmente se forem simples e de composição dinâmica. Já no Pinterest, os utilizadores respondem mais facilmente a imagens que tenham muitos detalhes e que visualmente sejam interessantes para explorar, tal como coleções de objetos feitos à mão ou decoração inspiradora.
Os utilizadores no Facebook preferem partilhar imagens engraçadas ou que entretenham, bem como aquelas com que se identificam emocionalmente. No Twitter, muito mais rápido, dão mais atenção a informação interessante e rápida – tal como Netflix, cujas campanhas sobre as séries combinam frases intrigantes e fotos atrativas.
Como acontece com o conteúdo, cada plataforma tem as suas próprias linhas orientadoras para a dimensão das imagens, por isso dispense algum tempo a otimizar a sua campanha de forma adequada. Não faça apenas ‘crop’.
2 – Tenha um objetivo específico para cada imagem 🗺️
Considere qual o principal objetivo da sua ação e edite o conjunto visual e mensagem a transmitir adequadamente. Se está mais focado em atrair notoriedade para a marca, pode ser um pouco mais abstrato – mas a coerência é sempre crucial.
Se está a vender um produto, posts altamente promocionais tendem a não ter tanto alcance como posts com humor, interessantes ou de entretenimento. Estes têm valor acrescentado pela sua alta probabilidade de serem partilhados, mesmo que o produto tenha grande destaque.
Vencedora de prémios, a campanha da Reese’s – “Todas as Árvores São Bonitas” – foi inspirada nas queixas dos clientes, que acusavam os chocolates da marca de não terem a forma perfeita de árvores de Natal.
Com uma colagem ao tema do bullying e dos corpos imperfeitos que também são belos, a empresa conseguiu tornar um assunto negativo num ponto a favor e, mais importante, em vendas.
3 – Considere a razão das partilhas 😬
Com feeds cheios de ruído, bom e mau, as pessoas apenas clicam naquilo com que realmente se identificam ou de que gostam. Por isso, entender as motivações do seu público-alvo é essencial.
Se já fez campanhas anteriormente, estude todos os dados disponíveis para determinar que imagens funcionam melhor – o Facebook Insights é particularmente útil. Ou então, estude os esforços mais recompensadores da sua concorrência, e porque é que eles funcionaram.
As imagens ‘partilháveis’ são simples e fáceis de digerir, sendo que visualmente transmitem uma mensagem ou informação rápida. São universalmente percetíveis.
Podem ser divertidas, mas nem todas as marcas conseguem fazer bom humor nem ele é sempre apropriado. Fotos que provoquem emoções ou façam observações inteligentes sobre o nosso quotidiano podem realmente funcionar.
Por vezes, chega fazer o upload de uma imagem que é bela o suficiente para que as pessoas a queiram partilhar. A campanha Factos de Sexta-feira, da National Geographic, combinava uma pequena peça de informação com imagens incríveis. Para a audiência da marca, tal funcionou na perfeição.
4 – Escolha imagens que contem uma história rapidamente📗
As imagens com mais probabilidade de partilha são magnéticas e combinam um tema visualmente forte com um contexto. Histórias, mesmo que complexas, tornam-se mais simples quanto contadas com imagens. Tal demonstra rapidamente a voz da marca e é fácil para o utilizador entender a mensagem.
A Oreo é conhecida pela sua habilidade no que às imagens das redes sociais diz respeito. Produzindo conteúdo constantemente novo e original, bem como visualmente relevante, torna a empresa transversalmente forte nas várias plataformas.
Desde o orgulho gay à aterragem em Marte, a Oreo foca-se sempre nas trending topics, sem esquecer a sua audiência e os seus gostos.
Diferentes tipos de imagem adequam-se a diferentes necessidades. Por exemplo, a fotografia é ideal quando é forte e vale por si mesma, enquanto que uma frase com letras fortes sob um fundo simples e brilhante coloca o foco na mensagem em si.
As ilustrações, por seu turno, podem estimular a imaginação do público, e dar à sua marca mais margem de manobra para um tema mais abstrato, surreal ou fora do normal.
5 – Crie para curtos intervalos de atenção 😏
Quando os períodos de atenção são curtos, precisa da forma certa de cativar as pessoas – e, por vezes, uma imagem fantástica não é suficiente. Como em qualquer campanha criativa, o principal objetivo é criar algo que faça com que o público pare lá e, posteriormente, partilhe.
A empresa de produtos alimentares Denny’s criou uma ótima reputação online ao ser brincalhona e até estranha nas suas campanhas – muitas vezes, fazendo piadas com outras marcas, mas sempre utilizando tons dourados e acompanhadas por pilhas de panquecas.
Neste caso, imagens stock poderiam, teoricamente, servir. Mas o que trouxe sucesso às campanhas e chamou a atenção do público foram as brincadeiras. Uma das mais conhecidas foi a da imagem que aqui vemos, em que a descrição apenas dizia para se fazer zoom no molho.
Este é um meme clássico, em que o zoom feito num ponto específico leva a outros pontos da imagem e, por fim, à mensagem final. No caso da Denny’s, a última frase estava na manteiga e dizia: “Isto distraiu-te do esmagador peso da tua existência lol”.
Excecionalmente simples, muito de acordo com a voz da marca, e, em última análise, uma campanha que levou a milhares de likes e partilhas do produto da Denny’s. Estee é o poder de uma boa campanha.
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