🌟 Como aumentar a confiança dos clientes na sua marca
Categoria : SEO Visitas: 1952 Tempo de Leitura: 3 Minutos
Muitos profissionais na área do marketing têm como principal função levar emoção às marcas que representam. Alguns, fazem-no aderindo a causas sociais. Outros, criam grandes comunidades de fãs. E tudo isto é totalmente válido.
Mas um coração tem de bater para dar vida. As marcas envolvem-se em missões inspiradoras e filantropia, mas isso pode não providenciar pulso suficiente para sobreviver. Se tirar à empresa logos bonitos, slogans interessantes e estratégias de comunicação, descobre aquilo que realmente importa mais nelas – que são as pessoas que a representam.
Atrás dos produtos ou serviços e do marketing brilhante que possam ter, as marcas são feitas pelos trabalhadores que os produzem. Eles constroem o coração da empresa e fazem com que ele tenha um batimento contínuo.
Então, porque não promover as próprias pessoas? 🤨
Considere este cenário: em frente a si tem dois potes de creme para a pele com embalagens e preços semelhantes. O primeiro foi desenvolvido por um grupo de médicos de excelência. O segundo, pelo seu dermatologista que tem mais de 25 anos de experiência no ramo e é nacionalmente reconhecido pela sua qualidade.
Qual é o frasco de creme que vai comprar? Talvez o segundo, porque confia no traquejo do seu médico. Ou talvez opte pelo primeiro, porque se interessou pela equipa médica e não gosta do seu dermatologista. Aqui, a questão é: a origem do produto influencia a sua decisão.
A experiência profissional tem poderes que podem servir para fechar negócios e fazer dinheiro. Promovê-la ajuda a criar confiança nos clientes e, tal como sabemos, tudo isto aumenta as vendas. As equipas de marketing sabem disto perfeitamente e apostam cada vez mais nestas características internas, usando-as para se diferenciarem da concorrência, validar e elevar a marca e os produtos ou serviços.
Tal significa capturar e comunicar essas informações de um modo que os consumidores realmente vejam, e não as colocar numa descrição com três frases num web site ou currículo. Publicar orgulhosamente de forma institucional e pessoal, nos perfis das redes sociais. Enunciar estas características humanas em vídeos. Os clientes querem confiar na sua empresa, por isso tem de lhes mostrar pessoas que os convençam a fazê-lo.
Humanizar as empresas é fundamental, pois os consumidores querem, cada vez mais, comprar a pessoas e não a marcas. Os próprios líderes podem e devem ser personagens inspiradoras! Invista numa boa equipa que possa então fazer com que o coração da sua empresa bata forte.
Vejamos três exemplos do que pode fazer para criar rostos para a sua marca.
1. Faça de cada funcionário uma marca 👨🏫
Começe pelo topo e vá descendo. Certifique-se de que cada profissional que trabalha consigo tem uma biografia e currículo que capture na perfeição a experiência, os skills, a influência e o impacto que tem na empresa. Se não mostrar o que de melhor tem a marca, o interesse do público perder-se-á.
2. Mantenha perfis atualizados e standard no LinkedIn
Garanta que cada funcionário tem um perfil com a mesma linguagem nesta rede social para profissionais. Se não o conseguir fazer, procure apoio de um especialista na área da comunicação ou marketing para tal. Imagine que só trabalha com revendedores: quantas vezes não foi ver os seus sites ou perfis para perceber melhor com quem estava a falar? Uma pesquisa rápida no LinkedIn pelo nome do cliente pode ajudá-lo a recolher mais informações sobre o mesmo, tal como a experiência profissional, histórico e credenciais.
O que dirá de um funcionário que tem uma má fotografia, perfil incompleto ou mal escrito? Nada de bom.
Atualmente, sabemos que investidores, proprietários de empresas, clientes, parceiros e consumidores fazem estas pesquisas. Por isso, prepara-se atempadamente e evite más impressões!
3. 👩💻Crie uma boa estratégia de marketing de conteúdo
Não há batimento cardíaco se não houver ação. Por isso, encaminhe o tráfego que os clientes criam precisamente para as pessoas por trás da sua marca. Publique artigos sobre liderança. Há muitas empresas que têm sucesso ao encorajar determinados funcionários a escreverem e publicarem estes posts em vez de simplesmente mostrarem aos clientes as suas qualificações e aquilo que fazem.
As pessoas constroem empresas e marcas – e não o contrário. Quanto mais os consumidores confiarem nestas pessoas, mais vão acreditar que a experiência destas lhes vai proporcionar produtos autênticos, benéficos e confiáveis.
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