Serviços

Web Design & Web sites Branding & Design Marketing & SEO Consultoria Aplicações Mobile

Alojamento

Alojamento Web Alojamento VPS Servidores Dedicados Domínios Certificados SSL

A Empresa

Portfólio A INDIGIT
Copyright © INDIGIT ® 2025. Todos os direitos reservados.

Blog e Notícias

Saiba as últimas notícias e artigos úteis! Subscreva á nossa newsletter para receber mais notícias

Como limpar o seu iPhone sem o destruir 📱

Se pensa que colocar o seu iPhone na máquina de lavar louça a 60 graus é a única forma de o desinfetar, engana-se. Há uma forma muito melhor – e mais segura – para limpar o aparelho e assim diminuir a probabilidade de contacto com o novo coronavírus.

Bem sabemos que, tendo em conta a evolução galopante dos números, a vontade é de colocar o iPhone num balde de lixívia sempre que chega a casa. Mas antes de destruir completamente o seu telemóvel, tente estas dicas simples para o desinfetar em segurança.

Comece por retirar as capas

A maioria dos utilizadores de iPhone utiliza capas de proteção, que provavelmente estarão tão sujas quanto o próprio aparelho – se não estiverem ainda mais. Assim, o primeiro passo será retirar esta proteção do telemóvel. Se não conseguir retirá-la facilmente, pesquise pela marca e veja tutoriais de como o fazer, evitando parti-la.

Se tiver um protetor de ecrã, considere também retirá-lo. O espaço – ainda que minúsculo – entre essa película e o vidro do iPhone é um território altamente fértil para os germes.

Limpe o pó

Antes de passar para a desinfeção, agarre num pano de microfibras e limpe toda a superfície do seu iPhone. Não use lenços de papel pois, apesar de não parecer, são bastante abrasivos.


Da mesma forma, não utilize papel higiénico – além de não agarrar as sujidades como deve ser, neste momento está tão caro como um iPhone novo em folha.

Enquanto estiver a proceder a esta limpeza inicial, certifique-se de que o smartphone não está ligado à corrente. Caso contrário, a sujidade pode acumular-se à volta do cabo. Também é importante que o pano esteja completamente seco.

Mesmo que o seu iPhone seja à prova de água, colocar líquidos em qualquer das suas superfícies pode fazer com que as sujidades ou poeiras acabem por ir parar à porta de entrada do cabo de alimentação ou do microfone.

E mais importante de tudo: não sopre e muito menos use ar comprimido! Estas técnicas só vão fazer com que a sujidade entre ainda mais nos orifícios.

Use detergentes suaves

Agora sim: chegou a altura de usar um detergente no seu iPhone. Mas não use spray, lixívia ou qualquer outro líquido igualmente abrasivo. Mesmo que pense que o detergente da casa de banho faz um ótimo trabalho de desinfeção – e pensa bem –, esses produtos só vão servir para destruir as camadas do aparelho e, consequentemente, destrui-lo também.

A Apple recomenda usar toalhitas com álcool isopropílico a 70 graus ou as toalhitas desinfetantes da marca Clorox. Use-as para limpar todo o iPhone e a capa de proteção, no caso de ela ser de plástico duro. Não deixe o seu aparelho excessivamente molhado e definitivamente não tente limpar os orifícios, pois pode acabar por sujá-los com pelos, sujidade húmida ou ainda mais pó.

Analise o estado da capa

Talvez não tenha de a deitar fora, mas veja bem o estado da sua capa de proteção. Se ela tiver mais de um mês, talvez dois, o mais certo é já ter algumas fissuras e marcas de uso. E são precisamente essas pequenas aberturas que permitem a penetração de germes e bactérias, talvez também vírus, e que não permitem a limpeza profunda que as toalhitas nos dão.

Se a capa de proteção do seu iPhone for de pele ou de tecido, não utilize qualquer toalhita à base de álcool para a limpar – ou então vai acabar por danificá-la. A Apple aconselha utilizar água limpa e um sabão suave para limpar a superfície de forma leve, antes de a secar com um pano de microfibras seco.


Mesmo assim, a marca assume que o mais certo é que a capa perca a sua cor original.

Algo que temos também de considerar é o facto de o COVID-19 não sobreviver muito tempo em superfícies duras. Assim, se estiver realmente preocupado com o facto de se contaminar ou poder estar a propagar o vírus dessa forma, simplesmente retire a capa, limpe-a e deixe-a num local isolado.

Entretanto, se considerar que precisa mesmo de proteção para o telemóvel, compre uma capa dura de plástico que permita uma limpeza com as toalhitas à base de álcool.

Desta forma, e com uma limpeza regular, pode proteger o seu telemóvel sem ter de se preocupar com a contaminação e propagação do novo coronavírus.

Repita com frequência

Tal como lavar muitas vezes as mãos, limpar o iPhone também deve ser um hábito comum. Por isso mesmo é que é importante usar os detergentes certos, pois produtos mais agressivos e uma limpeza frequente vai acabar por danificar o aparelho que está a tentar desinfetar.

Catarina Sousa
A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Artigos Relacionados