Serviços

Web Design & Web sites Branding & Design Marketing & SEO Consultoria Aplicações Mobile

Alojamento

Alojamento Web Alojamento VPS Servidores Dedicados Domínios Certificados SSL

A Empresa

Portfólio A INDIGIT
Copyright © INDIGIT ® 2025. Todos os direitos reservados.

Blog e Notícias

Saiba as últimas notícias e artigos úteis! Subscreva á nossa newsletter para receber mais notícias

Como o SEO e o marketing de conteúdo impulsionam a sua estratégia online 🔍

É indiscutível que o SEO e o marketing de conteúdo mudaram a forma como as empresas se posicionam no meio online. Atualmente, para ser notada e canalizar tráfego ou gerar leads, qualquer marca tem que dominar estas ferramentas ou confiar essa tarefa a profissionais especializados.

Os conceitos estão relacionados, mas primeiro vejamos o que eles realmente são. SEO refere-se ao processo de aumentar a qualidade do tráfego e atrair o maior número possível de visitantes a um website. Por outro lado, o marketing de conteúdo foca-se em usar tal conteúdo de forma relevante para atrair clientes – ou levá-los a comprar – e, dessa forma, obter retorno económico.

Mas, afinal, que métodos se podem utilizar para tirar o máximo partido destas ferramentas?

1. As palavras-chave

Os elementos essenciais do SEO são procurar e encontrar palavras-chave relevantes e introduzi-las no conteúdo de um website de modo a que este surja o mais acima possível nas páginas dos motores de pesquisa, como o Google. É fundamental usar esta ferramenta de forma correta e seguir uma estratégia previamente delineada – nunca se deve ‘encher’ um site com palavras-chave e otimizá-lo de forma excessiva.

2. Qualidade do conteúdo

Websites com conteúdo único e criativo são mais facilmente indexados pelos motores de pesquisa e ultrapassam outros websites que tenham menos valor ou conteúdo repetitivo.
O conteúdo dos websites deve servir como isco para atrair os clientes e satisfazer as necessidades destes. O foco deve ser conseguir escrever de forma a influenciar potenciais compradores, usando palavras-chave de relevo, e segmentar os visitantes. É através destes dados que o Google determina a relevância dos websites e os coloca mais acima ou mais abaixo nos seus resultados de pesquisa.

3. User experience

O SEO não é apenas blogs, artigos, palavras-chave ou linkbacks, mas também a otimização de robots.txt, melhoria dos metadados e uso apropriado de tags.
A otimização técnica torna um website mais atrativo para os motores de pesquisa e assegura que o site não tem broken links ou erros de código (tal como a famosa mensagem de erro 404). Se assim não for, a página deixa de estar no topo da lista de sites sugeridos. Também a otimização dos URL e dos slugs são fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia, beneficiando a user experience.

4. Tráfego

O linkback é mais um fator determinante para o sucesso do SEO. Conectar um website a outro de grande dimensão, através de um link, aumenta de forma exponencial o tráfego. O melhor método para utilizar esta ferramenta é desenvolver conteúdo de forma profissional; se um website tem um link back e consegue realmente impulsionar o tráfego, conteúdo de qualidade é fundamental.

Precisa de um profissional para melhorar o seu SEO e Ranking no Google? Não hesite em contactar! 🔍

Pedro Martins
Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.

Artigos Relacionados