É makeup artist? O que não pode faltar ao seu website 💄🖥️
Categoria : Web design Visitas: 4367 Tempo de Leitura: 9 Minutos
Depois do curso na escola de maquilhagem, do salão preparado e de todos os produtos de makeup alinhados, chega a entrada no mercado de trabalho. O primeiro passo, claro, é investir na criação de um website e em páginas nas principais redes sociais, para poder estar onde estão os seus potenciais clientes.
É certo e sabido que este já não é o futuro: é a mais pura atualidade.
Quer esteja no Porto, em Lisboa ou no Algarve, os seus trabalhos de maquilhagem vão falar por si. Quem está à procura de maquilhadoras ou maquilhadores, vai certamente pesquisar online. Se quer estar nos primeiros lugares do Google ou de outros motores de pesquisa, leia este artigo e descubra tudo o que não pode faltar ao seu site!
1. Fotografias e portfólio: o que distingue o seu trabalho
É muito importante mostrar aos seus potenciais clientes aquilo de que é capaz. Faça fotos profissionais do antes e do depois e também pequenos vídeos com qualidade. Mostre exatamente porque é que o cliente deve escolher o seu trabalho.
Nunca se esqueça que sem fotografias não vai inspirar a confiança necessária para este tipo de trabalho. Sendo que, normalmente, mulheres e homens optam por este serviço em ocasiões especiais, estes vão querer o melhor tratamento possível – e uma imagem vale mais que mil palavras!
2. Redes sociais e SEO
Utilize as redes sociais como um complemento ao seu website. Faça com que as pessoas queiram ver mais sobre o seu trabalho como makeup artist e, desse modo, facilite-lhes o trabalho. Escolha as melhores fotografias, crie perfis atrativos e nunca se esqueça: tenha os contactos sempre atualizados, responda rapidamente e tome atenção à atividade das suas páginas!
Todo o cuidado é pouco quando se pretende apostar no online para gerar negócio. Neste aspeto, pode falar sobre os melhores pincéis para delinear sobrancelhas, sobre a melhor base para peles secas ou oleosas ou até sobre a pigmentação de uma nova paleta de sombras.
Crie, invente, construa a sua própria identidade e fale sobre os temas que sabe que vão agradar aos followers. Faça nascer o seu público, fidelize-o com fotografias, vídeos e com a qualidade do seu trabalho, e pode até adotar algumas técnicas de storytelling.
Parece um cliché, mas é verdade: comece pelo início!
Em relação ao SEO, ou Search Engine Optimization: o investimento nunca é demais! Esta é uma ferramenta poderosa que vai mesmo alavancar o seu site. Já sabe que, se não existir na primeira página do Google, é como se nunca tivesse existido. Aposte em bons conteúdos, para que consiga manter os seus seguidores ou visitantes interessados em visitar a página; otimize esta montra online para surgir sempre nas primeiras sugestões dos motores de busca.
Se não sabe como o fazer – ou quer dedicar-se apenas a bases líquidas ou mate, a fazer swatches de sombras ou a experimentar aquele novo iluminador -, entre em contacto com a Indigit. Nós melhoramos o seu website enquanto você pensa naquela maquilhagem para noivas em Braga, Coimbra ou Bragança ou naquela nova marca de produtos de cosmética orgânicos.
3. As reviews: as suas e a dos clientes
As avaliações são muito importantes e nunca, mas nunca, devem ser esquecidas. Quer no site, quer nas páginas das redes sociais como o Facebook e Instagram, é importante mostrar aos novos clientes o que é que o mercado pensa sobre si e sobre o seu trabalho. Dessa forma, está a criar novos conteúdos ao mesmo tempo em que está a gerar mais confiança no seu público-alvo.
Imagine que vai casar, que hoje é o seu baile de finalistas ou que quer uma maquilhagem profissional para o Carnaval. Não escolheria qualquer pessoa para este trabalho, certo? Aí está. É precisamente desta forma que o público pensa – sim, mesmo que esteja à procura de uma makeup para um evento do trabalho ou simplesmente porque lhe apetece.
As reviews também podem ser feitas por si, mas em relação às marcas. Normalmente, este tipo de conteúdo é feito por micro ou macro influenciadores. Mas pense nisto: enquanto não tiver uma audiência sólida e fiel, dificilmente as marcas terão conhecimento do seu trabalho. Parece um ciclo vicioso, sim, mas tudo tem de começar por algum lado.
Faça com que as pessoas reparem em si e nos seus trabalhos de maquilhagem e o resto acaba por surgir.
4. O tipo de produtos e as marcas
Trabalha com marcas vegan ou com as preferidas da Youtuber e maquilhadora Helena Coelho? Então diga-o! As marcas agradecem e você poupa “trabalho” aos clientes que visitarem o seu website. Em simultâneo, esta é uma forma simples de mostrar ao mundo as suas ferramentas de trabalho.
Pense em alguém procura um makeup artist que utilize as sombras mais pigmentadas da Too Faced ou que só queira usar uma base da Make Up For Ever. Quando entrar no seu website, vai perceber que você é tudo aquilo que estava à espera!
5. Explique o tipo de trabalhos que faz
Não adianta saber fazer um delineado perfeito ou uma maquilhagem digna de uma celebridade com lábios vermelhos se não o disser a quem procura este género de trabalhos! Explique quais são as suas principais valências, quase como se estivesse a fazer um currículo. Mostre exatamente porque é que as pessoas devem procurar o seu trabalho, quer seja a fazer uma maquilhagem completa quer seja apenas um eyebrow design.
O mesmo é válido para tipos de maquilhagem: se você é especialista em efeitos especiais ou em makeup para noiva, no seu website deve constar precisamente essa informação. Assim, estará a segmentar de imediato o mercado e a atrair precisamente os clientes que quer, evitando ‘perder tempo’ com pedidos de orçamentos, telefonemas ou mensagens de pessoas que, provavelmente, nunca iriam contratar os seus serviços.
6. Booking online e pedidos de orçamento
Se há algo que agrada aos clientes é poderem saber, de forma rápida e imediata, se o serviço que procuram está disponível na data pretendida. Depois desse passo, é ótimo para eles poderem fazer uma reserva online, sem precisarem de telefonar ou enviar uma mensagem. Pense seriamente em ter um botão bem visível na página, para que seja intuitivo confirmar a sua disponibilidade.
Além de fazer com que mais clientes procurem o seu trabalho, vai também permitir-lhe gerir a sua agenda de um modo mais simples.
Para o orçamento, a mesma lógica: poder carregar num botão e receber, por email, o valor do investimento é fantástico para quem pesquisa na internet por este tipo de serviços. Vai impressionar os visitantes do seu website, pela rapidez e facilidade, além de excluir automaticamente todos aqueles que não estão dispostos a pagar pelo seu trabalho.
Melhor: sem precisar de fazer praticamente nada!
7. Tenha sempre os contactos atualizados
Sim, mesmo que opte pela introdução destes botões que facilitam – e muito! – a vida dos seus clientes, nunca se esqueça de mostrar de que forma mais direta é que estes podem entrar em contacto consigo.
Pode ser um endereço de email, um número de telefone ou uma morada: o mais importante é validar a sua presença física, mesmo que quem procure as suas maquilhagens o tenha encontrado online.
8. O feed das redes sociais
Incluir na sua página o feed do Facebook ou do Instagram é ótimo por vários motivos: além de mostrar uma atividade diária (sim, deve fazer posts com frequência), é uma forma mais interativa de os seus visitantes verem aquele cut crease maravilhoso que fez ou de mostrar como trabalha um contour igual ao da Kim Kardashian.
Ao mesmo tempo, conseguirá também atrair as pessoas do seu site para as suas redes sociais, o que é ótimo. Se elas gostarem, vão seguir a página e começar a deixar likes nas suas fotos e vídeos. E assim vai conseguir começar a criar uma audiência cada vez mais fiel, que irá procurar os seus perfis para inspiração e não só.
Faça com que o seu nome seja o primeiro de que estas pessoas se lembrem quando precisarem de se maquilhar de forma profissional.
9. Links para as redes sociais e marcas
Além de incluir os seus feeds, pode e deve também incluir botões com links diretos para cada um deles. Normalmente, estas ligações encontram-se junto à secção de contactos, mas o design final do website ditará o melhor local para as colocar. E, claro, deixe que elas fiquem bem visíveis!
Um pouco mais acima, já lhe dissemos que é importante referir as marcas com que habitualmente trabalha. É de igual modo fundamental colocar os links para as mesmas! Isso torna o seu site mais atrativo e melhora também a otimização.
10. Vai estar em eventos ou fazer presenças? Diga-o.
Não se retraia ao dizer que vai estar numa das principais exposições de maquilhagem da Europa ou se foi convidada para o evento de uma qualquer marca que está na moda. É assim que vai mostrar que é, de facto, especialista no assunto, enquanto vai gerando mais conteúdo para as suas páginas.
Pode até pensar em criar uma aba específica para a sua agenda, no caso desta já ter um volume considerável. O mesmo se aplica quando for tirar um novo curso ou fazer uma masterclass com um dos gurus da makeup profissional. Nunca é demais demonstrar conhecimento e vontade de melhorar!
11. O design. Nunca se esqueça do design!
Se chegou até aqui, já percebeu que há muito a fazer até criar o seu site e deixá-lo perfeito para o mundo ver! O webdesign é imprescindível: além de fazer com que cada peça encaixe no sítio ideal, vai deixar a sua página o mais atrativa possível e a funcionar em toda a sua plenitude.
Certamente não quererá que os links não funcionem ou que as fotografias demorem a carregar; também quer que os botões sejam esteticamente apelativos e que realmente levem as pessoas a entrar em contacto consigo.
Para que tudo isto esteja exatamente no ponto ideal, não descure a importância de uma boa equipa de webdesigners. São estes profissionais que vão fazer com que as suas maquilhagens sejam mais vistas online e que realçarão aquilo que de melhor você sabe fazer, para que tudo se materialize na realidade.
Se tem dúvidas e não sabe por onde começar, conte com a Indigit para criar o seu website!
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