Erro na publicidade custa 10 milhões ao Google 💸
Categoria : Websites Visitas: 2169 Tempo de Leitura: 2 Minutos
Um funcionário do Google, que estava a participar num exercício de treino, terá acidentalmente carregado no botão errado e acabou por injetar retângulos amarelos em dezenas de websites e apps, em vez de banners publicitários.
O erro ocorreu na passada semana, e foi visto em inúmeros sites e aplicações nos Estados Unidos da América e da Austrália durante cerca de 45 minutos. A falha em prevenir um erro humano básico pode ter custado cerca de 10 milhões de dólares à gigante tecnológica.
O motor de pesquisa já admitiu o erro e afirmou que irá restaurar o dinheiro investido pelos anunciantes, mas não confirmou o valor das perdas monetárias.
Como é que aconteceu?
Tudo aconteceu quando um grupo de estagiários do Google estava a aprender a usar o sistema eletrónico, segundo confirmou uma fonte próxima do processo. Um desses aprendizes foi mais longe do que seria suposto e acabou por submeter uma ordem de compra.
Esse erro não foi imediatamente visto por ninguém no quartel-general da ferramenta de pesquisa online mais usada no mundo durante uma hora – o que é uma eternidade no mercado dos leilões online, tendo em conta o enorme alcance que essas publicações atingem.
Aparentemente sem intenção e sem saber o que estava a fazer, o estagiário mandou avançar com a compra por um valor dez vezes maior que o normal para os anunciantes, disseram outras fontes. Essas encomendas tiveram um CPM (custo por mil impressões) de mais de 25 dólares, ou seja, muito superior aos habituais 2 a 4 dólares que custam no mercado publicitário.
A vulnerabilidade encontrada num erro humano tão básico mostra como é frágil e altamente automatizado este negócio da publicidade, em que largos volumes de inventário são comprados em tempo real apenas ao clicar num botão.
O infame retângulo amarelo foi colocado no AdX do Google, um sistema de leilões para comprar espaço publicitário em tempo real em milhares de sites e aplicações.
A confirmação
Através de um email, o Google confirmou o que de facto aconteceu. “Um estagiário no setor da publicidade, que estava a fazer um exercício de treino, provocou um erro que realmente custou dinheiro e ocorreu em sites de anunciantes durante aproximadamente 45 minutos”, lê-se. “No momento em que tivemos conhecimento desta falha sem intenção, trabalhamos rapidamente para conseguir parar as campanhas”, adiantou ainda a multinacional sediada na Califórnia.
A empresa norte-americana afirmou também que está a tentar colocar mais segurança neste processo para garantir que erros deste género não voltem a acontecer.
Gostou do nosso Blog? Subscreva já!
Comentários
Artigos Relacionados
Categoria : Geral Catarina Sousa
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...
há 4 anos | Visitas: 8843 | Leitura: 4 Minutos
Ler mais..Categoria : Redes Sociais Catarina Sousa
EUA querem banir a app TikTok
Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...
há 4 anos | Visitas: 6966 | Leitura: 3 Minutos
Ler mais..Categoria : Geral Catarina Sousa
Fake News: saiba como as detectar
Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...
há 4 anos | Visitas: 7487 | Leitura: 5 Minutos
Ler mais..