Estatísticas sobre Marketing, Web Design e Branding

Estatísticas sobre Marketing, Web Design e Branding

Categoria : Websites Visitas: 4449 Tempo de Leitura: 5 Minutos

Na era digital, as táticas de crescimento empresarial estão em constante mudança. Mas enquanto os algoritmos, plataformas e iniciativas eficazes estão a mudar rapidamente, como é que você consegue focar-se em criar uma estratégia de sucesso?

Afinal, a resposta pode estar nos números.

Um dos maiores benefícios de migrar tudo para o meio digital é que o comportamento do consumidor é facilmente detetado e analisado.

Por exemplo, as marcas não podem especificamente analisar quantos consumidores compraram um produto ou contrataram um serviço depois de colocarem um anúncio num outdoor. No entanto, conseguem saber exatamente quantas pessoas clicaram num anúncio online, de onde são, quanto tempo estiveram no site e que tipo de conteúdos geraram mais engagement.

O melhor de tudo é que estas análises constantes determinam como é que essas ações afetam ou beneficiam o crescimento das empresas.

Hoje mostramos algumas das mais importantes estatísticas nas áreas do marketing, web design e branding, para que possa ver se a sua empresa está a caminhar na direção certa.

1 – Em 2021, 54% das compras online serão feitas através de telemóveis em aplicações e websites e-commerce

Os consumidores estão a despender cada vez mais tempo nos seus telemóveis. Por isso mesmo, não é de surpreender que as apps ou sites de vendas online estejam a crescer intensamente. Para seguir a tendência, as empresas devem investir em otimizar os seus websites para a versão mobile. A navegação deve ser intuitiva, o check out simples e a aparência responsiva para todos os tipos de écrans.

Para dar mais um passo à frente, investir numa forte estratégia de marketing digital vai garantir que o processo de vendas seja consistente, o que melhora a identidade e notoriedade da marca e mais confiança por parte dos clientes.

2 – 38% dos utilizadores vão deixar de interagir com sites com um design que não seja atrativo

Em adição, 39% vão deixar de interagir com imagens que não carregam rapidamente, tal como com sites lentos. São muitos potenciais clientes perdidos para as empresas que não pensem nestes problemas.
Ao otimizar o seu website com SEO e aspetos técnicos, tal como a dimensão de imagens e o tempo de carregamento das mesmas, estará a garantir uma melhor experiência de navegação ao consumidor e, simultaneamente, a melhorar a posição nos motores de pesquisa. Investir também num website com design interessante e com todas as informações que os consumidores querem ver irá, certamente, aumentar as probabilidades de vender mais.

3 – Landing pages geram 220% mais leads do que botões call to action

Há muito tempo que informações importantes na parte superior dos sites deixou de ter interesse. Hoje, os consumidores online modernos preferem landing pages dedicadas às informações que procuram.

Claro que isto não quer necessariamente dizer que todos os serviços ou produtos das empresas necessitem da sua própria página. No entanto, campanhas específicas, iniciativas, saldos ou outras táticas devem ter a sua própria landing page. Estas podem ser promovidas nas redes sociais e em newsletters sem comprometer a beleza do site principal.

4 – A cor aumenta o reconhecimento das marcas até 80%

A principal motivação por trás da identidade das marcas é destacar-se perante os consumidores e garantir que estes se vão lembrar delas, bem como facilitar associações positivas. Uma das formas mais simples de atingir este patamar é através de uma identidade com cor.

Os humanos são guiados pelo sentido visual – e desenhar um logo que mantenha uma cor ou conjunto de cores atrativas em todo o material de marketing, plataformas digitais e prateleiras das lojas cria um ambiente mais facilmente marcado na memória dos clientes. Além disso, a cor tem o poder de evocar poderosas emoções – por isso escolha bem os tons da sua marca, com base nos sentimentos que pretende despertar nos clientes.

5 – Apresentações consistentes das marcas em todas as plataformas aumenta o retorno até 23%

O branding é muito mais que o design do logo. Cada peça da marca – desde os canais digitais aos invólucros ou sacos de compras – deve manter semelhantes esquemas de cores, tons e estética geral. A mensagem comunicada também deve ser similar e enquadrar-se na identidade da empresa.

6 – 64% dos consumidores dizem que confiam mais em marcas com cujos valores se identificam

Um aspeto geralmente esquecido numa identidade coesa de marca é a ideia dos valores e missão. Os consumidores – particularmente das gerações mais recentes – querem saber por que é que a sua empresa luta, ou os motivos dela existir.
Estes lemas devem ser comunicados através de ações de marketing de conteúdo, e não com uma aba no website onde descreve tudo aquilo em que a empresa acredita.

Imagine que a sua empresa vende produtos de beleza e não faz testes em animais. Certamente, os consumidores que defendem estes valores vão ter mais confiança na sua marca e mais provavelmente comprar. Porque se identificam com ela.

7 – Marketing de conteúdo gera três vezes mais leads por euro gasto do que o mesmo valor em publicidade nos motores de pesquisa

O marketing de conteúdo custa menos 31 a 41% que resultados pagos de pesquisa. Tal inclui blogs, produção de vídeos e webinars, entre outros. Para além disso, cada peça produzida nestas campanhas pode ser usada nas redes sociais e no e-mail marketing, garantindo um investimento com frutos.

8 – 64% dos consumidores fazem uma compra depois de verem um vídeo da marca

O marketing de conteúdo que inclui vídeos está a crescer na utilização e no retorno do investimento. É simples perceber porquê: as pessoas preferem ver um vídeo do que ler. Os vídeos nas redes sociais – desde as histórias no Instagram às reviews feitas por influenciadores – são sucesso garantido.

9 – Em 2019, o retorno dos anúncios no Facebook vai ultrapassar o retorno da publicidade impressa (EUA)

Sem surpresas, os anúncios digitais estão mesmo a ultrapassar os anúncios físicos. Uma das principais razões para estes números prende-se com o facto de o online conseguir chegar a mais milhões de pessoas e de forma mais específica.

Para tal o Facebook é particularmente útil, pois atinge as massas com facilidade sendo a rede social mais utilizada no mundo.

10 – O email tem um retorno médio de investimento de 122%

De facto, este número é quatro vezes superior a qualquer outro formato de campanha de marketing – incluindo redes sociais, email direto e pesquisas pagas. Por isso, apesar de vivermos num mundo dominado pelos likes no Instagram e pelos influencers, o email marketing estratégico continua a ser uma ótima fonte de crescimento empresarial.

Claro que nem todos os públicos se comportam da mesma forma – mas ferramentas poderosas, como o Google Analytics, podem ajudar a sua empresa a perceber melhor as ações dos seus clientes.

Esperamos que tenha gostado do artigo! Se precisar de um parceiro para fazer crescer o seu negócio hoje e no futuro, fale com a INDIGIT!

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Pedro Martins

Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.
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