Grupos no Facebook: nova ferramenta no chat anunciada hoje
Categoria : Websites Visitas: 3060 Tempo de Leitura: 3 Minutos
Se sente falta do saudoso MiRC ou das mensagens repletas de arcaicos emojis no MSN, temos boas notícias para si: o Facebook está a planear combinar Grupos e Messenger sem o sobrecarregar com spam. A partir de hoje (provavelmente ainda não para Portugal), a maior rede social do mundo vai permitir que os membros dos grupos possam, gradualmente, fazer parte de subgrupos – que funcionarão dentro do chat e poderão ter um máximo de 250 participantes.
Conteúdo em áudio ou videochamadas podem ser feitas em simultâneo para 50 membros. Por exemplo: imagine que faz parte de um grupo dedicado a donos de cães. Com esta nova funcionalidade, pode estar numa sala de conversação (iniciando uma thread) apenas com donos de bulldogs ingleses ou para partilhar dicas sobre como tosquiar um caniche, enviando fotos dos amigos de quatro patas a crescer ou com o objetivo de marcar um encontro no parque. Assim, o novo Chat for Groups irá tornar os fóruns mais envolventes, com partilha em tempo real, de forma a aumentar a fidelidade a uma das mais segregadas ferramentas da plataforma de Mark Zuckerberg.
Mas em vez de o alertar imediatamente quando tem uma nova mensagem na thread, receberá primeiro uma notificação do grupo, convidando-o a voluntariamente entrar para receber novas notificações. Se perder o alerta inicial, pode sempre ir à nova tab no chat para aceder a todas as conversas ativas ou iniciar uma nova. E se um group chat se tornar esmagador, pode sempre desativar as notificações sobre as reações a mensagens ou jogos no Messenger, ou ainda optar por ser notificado apenas quando alguém o mencionar na conversa (com o símbolo @ antes do seu nome). De forma a combater o spam, os administradores do grupo podem sempre tornar uma conversa inativa ou limitar a participação apenas a admins.
Há já algum tempo que o Facebook tem vindo a estudar a melhor forma de integrar o Messenger nos grupos. No que se refere aos Eventos, já havia um sala de conversação para 250 membros e, em 2016, a plataforma independente testou as discussões públicas com o ‘Rooms’. Agora, esta nova função será uma extensão dos já existentes Grupos. Com o feed de notícias cada vez mais politicamente combativo e com o algoritmo a dar preferência a conteúdo generalista que agrade a um maior número de pessoas, resta pouco espaço para conteúdo de nichos no Facebook. É por esse motivo que houve um aumento exponencial de atividade em apps concorrentes, como o Telegram, e o próprio Whatsapp renovou as suas salas de conversa com mais ferramentas para administradores, ainda em maio deste ano.
Com mais de 1.4 mil milhões de utilizadores ativos a cada mês, como parte de dezenas de milhões de grupos ativos, esta recente funcionalidade vai gerar muito mais atividade e retorno para o Facebook. Com esta ferramenta, os participantes podem planear eventos, combinar encontros pessoais ou ter discussões mais profundas. O envio de ainda mais mensagens também pode ajudar a rede social a atingir o objetivo de ter mil milhões de utilizadores naquilo a que chama “grupos com significado”, depois de anunciar, a meio do ano, que já tinha 200 milhões nesse nível. Com a vastidão de escândalos que lhe têm afetado a reputação e com cada vez mais vozes que se levantam e a acusam de polarizar a população, a empresa da Califórnia está mais que nunca desejosa de encontrar mais formas de provar que, afinal, junta as pessoas, ao invés de as separar.
Gostou do nosso Blog? Subscreva já!
Comentários
Artigos Relacionados
Categoria : Geral Catarina Sousa
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...
há 4 anos | Visitas: 9005 | Leitura: 4 Minutos
Ler mais..Categoria : Redes Sociais Catarina Sousa
EUA querem banir a app TikTok
Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...
há 4 anos | Visitas: 7197 | Leitura: 3 Minutos
Ler mais..Categoria : Geral Catarina Sousa
Fake News: saiba como as detectar
Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...
há 4 anos | Visitas: 7657 | Leitura: 5 Minutos
Ler mais..