Hotelaria: a importância de um site responsivo 🏨🏖️
Categoria : Web design Visitas: 3432 Tempo de Leitura: 10 Minutos
À medida a que os écrans aumentam a sua dimensão, a tecnologia se torna cada vez melhor e as ligações às redes são cada vez mais rápidas, também o processo de reserva online está a evoluir a um passo bastante veloz.
De acordo com um estudo feito recentemente pelo Google, mais de um terço dos utilizadores que têm por hábito viajar - e usam smartphones para pesquisar hotéis e reservar alojamento – diz que acaba por ver as marcas de forma negativa caso a experiência no website seja lenta ou confusa.
E, sabendo de tudo isto, a confiança dos consumidores no seu hotel ou pequeno alojamento local pode não ser suficiente, se o seu website não for responsivo e não funcionar na perfeição na versão mobile.
Para conquistar os hóspedes, é mesmo muito importante criar experiências intuitivas durante a navegação na sua página online, além de garantir um rápido e contínuo processo de booking.
Nos últimos meses, uma empresa especializada em tecnologia adaptada ao setor hoteleiro criou mecanismos para fazer reservas para mais de 50 grandes nomes deste ramo. Assim, os especialistas conseguiram compilar alguns dos mais importantes atributos que levam a uma maior conversão em compras, além de otimizarem o caminho do e-commerce.
Numa altura em que nos aproximamos da época alta, e em que as taxas de ocupação estão a aumentar exponencialmente no nosso país, a Indigit traz-lhe algumas dessas dicas – para que, caso se dedique ao setor hoteleiro, possa saber o que deve fazer para melhorar o seu website.
1 – Minimize o número de cliques necessários para efetuar uma reserva
Dado que o design dos sites e-commerce adaptados para mobile pedem a maior simplicidade possível, rapidez e conveniência, desafie-se: condense ao máximo o processo de booking e coloque-o na totalidade em tão poucas páginas ou passos quanto possível. Todo o qualquer clique desnecessário vai, forçosamente, fazer baixar a taxa de conversão.
2 – Adapte o webdesign a todos os écrans de smartphone
Só para lhe dar um exemplo: o iPhone X tem o comando central no fundo do écran, e é tátil. Por isso, não coloque o botão “ver disponibilidade” nessa área, já que vai tornar-se difícil para os seus potenciais clientes usar essa função.
Pensar em todos estes pontos é fundamental no processo de criação do website. Fale com a Indigit, caso tenha necessidade de criar ou melhorar o site e-commerce para o seu hotel, casa rural para alugar ou apartamento para férias.
3 – Deixe indicações ao consumidor
Muitos dos utilizadores ávidos de internet e viajantes frequentes não querem perder muito tempo. Se a sua página não carregar em poucos segundos ou não for intuitiva, sabe que o mais certo é perder os turistas ou até mesmo hóspedes locais para a concorrência.
E como se pode contornar esta situação? Deve, por exemplo, colocar uma lista numerada no topo de cada página do processo de reserva, para que o seu potencial cliente saiba exatamente quantas páginas terá de percorrer até que confirme a reserva.
Além disso, se os utilizadores clicam num botão call to action e não conseguem perceber que o website está a fazer loading, eles vão abandonar a página. É certo, pois entenderão que o site não está a funcionar em pleno. Resolva todos estes problemas com um indicador do processo, que avance à medida a que o potencial cliente avança entre as páginas.
4 – Limite a palete de cores a três ou menos
Mais do que complicar desnecessariamente o design do website, a experiência para o utilizador também será menos intuitiva se usar demasiadas cores. Escolha também os tons mais adequados ao tipo de alojamento que tem ou ao género de experiências que proporciona aos seus hóspedes. Um webdesigner poderá ajudar neste processo.
Entre em contacto com a Indigit caso necessite de criar ou melhorar este aspecto do seu site!
5 – Invista em fotografias de grande qualidade
Mais do que nunca, a fotografia é fundamental para qualquer website. Quando se trata de uma unidade hoteleira ou outro tipo de alojamento, ainda mais. E essa importância ainda aumenta mais quando falamos de versões mobile dos websites: as fotos já são mais pequenas que no écran do computador, e por isso mesmo devem ser de máxima qualidade.
Nunca se esqueça que uma boa fotografia de um quarto, da piscina ou do campo de ténis aumentam a credibilidade da sua marca e até mesmo a qualidade do seu site. Em simultâneo, irá ajudar a criar mais envolvimento com o potencial cliente.
Quantos de nós já não mudaram de página ao ver fotografias com pouca qualidade, desfocadas ou sem que se perceba as qualidades do buffet de pequeno-almoço, do jacúzi ou da vista para o mar? Pois. Para contrariar este problema, invista numa boa equipa de fotógrafos e até de videógrafos, para que os registos da sua propriedade em imagem sejam da melhor qualidade possível.
6 – Remova toda e qualquer distração
Se algum dos links presentes no processo de reserva online puder distrair o consumidor, não pense duas vezes: remova-o. Não permita que o seu novo hóspede, que até gosta de viajar em família, se perca pelo caminho. É fulcral que a reserva seja efetuada o mais cedo possível, no menor espaço de tempo possível. Para isso, é importante cativar de imediato os visitantes do website e simplificar ao máximo a forma como se reserva um quarto, uma suite ou até apenas um brunch de domingo.
7 – Deixe que os clientes descubram os conteúdos
Para aprimorar a simplicidade da sua página, aposte numa experiência híper minimalista para o utilizador. Ou seja, faça com que o visitante se apaixone pela sua propriedade para alugar no Porto, em Lisboa ou em Viana do Castelo e deixe que ele descubra os conteúdos por si mesmo.
Exemplificando: se um potencial cliente quiser saber mais sobre determinada característica do quarto de hotel ou até mesmo ver uma foto em tamanho maior, dê-lhe a opção de o fazer em vez de automaticamente revelar todo o conteúdo. Guarde os principais atributos para os títulos e esconda os detalhes atrás de um botão “ver mais”.
8 – Adicione botões para contactar diretamente o hotel
Isto pode parecer algo óbvio, mas tem mesmo de ter a certeza de que o número de telefone e o endereço de email estão presentes no site. Se puder colocar estas funcionalidades em botões, para que se clique diretamente para ligar ou enviar um email, melhor ainda.
9 – Evite os pop up a todo o custo
Se as janelas pop up já são algo irritantes quando surgem numa versão desktop, na versão mobile dos telemóveis de última geração são ainda mais. Na maior parte das vezes, estes “anúncios” são ainda difíceis de fechar – por não se encontrar o botão -, o que obviamente vai levar a que o utilizador acabe por abandonar o seu website e procurar a concorrência.
10 – Cuidado com o botão para regressar
Imagine que está a fazer uma reserva online naquele hotel perto de uma praia paradisíaca. O quarto é maravilhoso, já escolheu a vista para o mar ou para o jardim, adicionou o regime de meia pensão ou tudo incluído e só falta um passo para completar a sua reserva. No entanto, esqueceu-se que quer ficar num dos andares mais altos. E, ao clicar no botão “passo anterior” ou “regressar”... volta à página inicial, perdendo todo o progresso.
Isto não pode acontecer no seu website! Garanta que qualquer botão que permita voltar atrás só vai mesmo regressar à página anterior, e não à homepage. Se isto acontecer, qualquer utilizador que esteja com mais pressa – ou a quem esta situação não agrade -, vai rapidamente sair do seu site.
11 – Use os exemplos das redes sociais
Os consumidores estão muito habituados a fazer scroll down numa página para verem posts e deslizarem para o lado no carrossel de fotos para verem mais produtos. É assim que funcionam o Facebook e o Instagram; porque não usar o mesmo método para expor os seus principais quartos e as suas melhores características?
12 – Use descrições fiéis nos botões
Em vez de mensagens simples como “próximo”, “continuar” ou “ir agora”, ofereça aos seus hóspedes uma descrição muito clara de onde é que determinado botão os vai levar.
Pode usar descrições como “verificar disponibilidade do alojamento”, “continuar para checkout em segurança” ou “selecionar um upgrade”.
13 – Evite links muito pequenos
Lembre-se que grande parte dos utilizadores das versões para telemóveis estão a clicar em links com os polegares. Se os tornar pequenos demais, eles não serão capazes de navegar facilmente pelo seu site, o que pode, mais uma vez, baixar drasticamente a taxa de conversão.
A mesma coisa para os textos com links: quanto maiores, melhor. Tenha a certeza de que os campos com texto são grandes o suficiente para que o cliente possa clicar facilmente com o polegar.
14 – Use o “botão hambúrguer”
Há uma razão para os websites mais modernos usarem este botão comummente chamado de hambúrguer. Ele é simples, intuitivo e é altamente visível, apresentando ainda uma facilidade maior no momento do clique.
15 – Escolha a localização dos botões mais importantes
Pense nisto desta forma: o terço superior do écran é o mais difícil de alcançar pelos polegares quando o utilizador está a segurar no telemóvel apenas com uma mão. Tente evitar colocar os links mais importantes nessa zona– principalmente no canto superior esquerdo, já que a maioria das pessoas é destra.
16 – Minimize os campos de informação sobre o cliente
Isto também vai diminuir a quantidade de informação na sua plataforma, o que consequentemente vai melhorar a velocidade do seu website.
17 – Configure várias formas de pagamento
Tudo o que tornar mais fácil e conveniente o processo de pagamento, vai deixar os seus hóspedes mais felizes. Cartão de crédito, MBWay, Paypal ou qualquer outro método que funcione bem na versão mobile vai aumentar a taxa de ocupação do seu hotel ou hostel.
Se não souber como configurar estas formas de pagamento no seu site, entre em contacto com a Indigit!
18 – Dê ênfase à segurança
Os consumidores só fazem reservas online através do smartphone se se sentirem à vontade com a marca e com a plataforma em que o estão a fazer. Construa a sua credibilidade ao mostrar, de forma proeminente, os selos de segurança garantida.
19 – Permita teclados numéricos para campos com números
Quando os consumidores preenchem um campo que necessite de números, poupe-lhes trabalho: adicione um menu numérico.
20 – Campos pré-preenchidos
Evite mais uma perda de tempo para aquela família que quer passar férias em Bragança ou para o casal jovem que vai para o Algarve em agosto: em tudo o que for possível, utilize campos com pré-preenchimento.
Moradas, reconhecimento do tipo de cartão bancário através do número ou ainda cidade, distrito ou país fazem com que a reserva seja mais rápida. Pense sempre desta forma: mais rápido, mais simples, mais fácil.
Assim, ainda será capaz de adicionar mais alguns tópicos a esta lista que preparamos para si. Em jeito de resumo, tudo o que possa fazer para tornar a reserva online na versão mobile do seu site mais contínua, deve ser feito. Melhore a confiança dos seus hóspedes no seu hotel já este verão!
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