Serviços

Web Design & Web sites Branding & Design Marketing & SEO Consultoria Aplicações Mobile

Alojamento

Alojamento Web Alojamento VPS Servidores Dedicados Domínios Certificados SSL

A Empresa

Portfólio A INDIGIT
Copyright © INDIGIT ® 2025. Todos os direitos reservados.

Blog e Notícias

Saiba as últimas notícias e artigos úteis! Subscreva á nossa newsletter para receber mais notícias

Instagram revela acidentalmente mudanças no feed 🤳

O Instagram confirmou hoje que um bug ativou, acidentalmente, uma grande mudança no feed – substituindo o tradicional scroll por um toque para avançar, do mesmo modo que funcionam as Stories.

Ainda em outubro, o site TechCrunch avançou que a rede social estava a testar a fórmula “tocar para avançar” entre posts. O que aconteceu foi que um largo número de utilizadores – inclusive em Portugal – acordou para o que foi descrito como um pesadelo: o swipe vertical parou de avançar os posts do feed.

Muitos queixaram-se imediatamente e consideraram a alteração “aborrecida” e “estranha”.

“Devido a um bug, os utilizadores viram uma mudança na forma como o feed aparece hoje. Rapidamente reparamos o problema e já está tudo de volta ao normal. Pedimos desculpa por qualquer confusão”, reagiu a plataforma no Twitter, e em resposta à mesma publicação.




Veja aqui o vídeo que mostra a mudança radical na app.

A empresa confirmou também que ainda está a testar o estilo de navegação na página Explorar.

Ao que tudo indica, o Instagram estava a tentar fazer testes à nova funcionalidade com uma pequena percentagem de utilizadores, mas o dito bug provocou mudanças a uma magnitude muito superior à esperada e planeada, de acordo com Adam Mosseri, presidente do Instagram.




Os utilizadores puderam, depois, reiniciar a aplicação para que tudo voltasse ao sistema anterior.

De qualquer modo, este novo modo de navegar entre os posts torna tudo mais simples: eles mantêm-se totalmente no campo de visão o que, comparando com o scrolling – que pode necessitar de ajustes para ver o início ou o fim de uma foto – é realmente melhor.




Mas o scroll mostra-nos o autor da fotografia, depois o conteúdo, e só por fim a descrição, sendo uma forma interessante e intuitiva de navegar. O tap-to-advance pode tornar-se algo cansativo para os olhos dos utilizadores e, mais importante que isso: as pessoas passaram os últimos oito anos acostumadas a fazer scroll na página inicial do Instagram. Se, de repente, se mudar esse padrão de comportamento, o mais certo é que isso deixe os utilizadores descontentes.

É ainda possível que a segunda rede social mais utilizada no mundo possa levar esta funcionalidade para o feed principal no futuro. No entanto, e tendo em conta as agressivas respostas vistas hoje, a empresa deverá pensar duas vezes antes de implementar esta mudança – a não ser que os dados demonstrem que isso faz com que as pessoas passem mais tempo na aplicação, claro. 

Catarina Sousa
A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Artigos Relacionados