Quatro dicas de webdesign para converter visitantes em clientes 🖥️👨‍💻

Quatro dicas de webdesign para converter visitantes em clientes 🖥️👨‍💻

Categoria : Web design Visitas: 3444 Tempo de Leitura: 7 Minutos

Enquanto criadores de websites e criativos por natureza, sabemos que todas as empresas e marcas devem investir em melhorar a sua visibilidade online – e tudo devido ao comportamento dos consumidores. Estamos em 2020 e, cada vez mais, as pessoas utilizam os seus smartphones e a internet, em geral, para saber mais sobre produtos ou serviços, tornando-se compradores altamente independentes.

Assim, sem sequer se dirigirem à sua loja física, os seus potenciais clientes vão pesquisar – e provavelmente descobrir – tudo o que há para saber sobre aquilo que a sua empresa vende. Com o crescimento das pesquisas patrocinadas por marcas, ou a pesquisa feita pelos utilizadores à procura de informações sobre a sua marca, serviços ou produtos, as oportunidades de vender mais são infinitamente maiores para quem tem uma presença efetiva no mundo digital.

A versão mobile do seu site deve ser rápida

Ganhando cada vez mais poder com os dispositivos móveis, os consumidores estão mais curiosos, exigentes e impacientes do que nunca.

Os consumidores na era da assistência

De acordo com o Google, conforme pode analisar mais exaustivamente neste artigo, hoje em dia existem pelo menos três tipos de consumidores:

  1. O consumidor curioso: os compradores estão quase que obcecados com as pesquisas. Eles querem ter a certeza de que, a cada compra que vão fazer, têm toda a informação disponível e que a tomada de decisão é bem fundamentada, ao ponto de não poder existir arrependimento após a compra.
  2. O consumidor exigente: as pessoas querem encontrar familiaridade no meio digital e produtos que lhes parecem ter sido feitos à sua medida, altamente personalizados, mesmo que nunca cheguem a verbalizar ou materializar essas exigências.
  3. O consumidor impaciente: com o aumento do uso dos telefones inteligentes e uma ligação constante à internet, aumentou também a impaciência latente nos potenciais clientes. Muitos compradores fazem pesquisas, leem avaliações de outros compradores e procuram mais informação sobre o produto ou serviço no caminho para o adquirir.

Estas características influenciam as expectativas dos consumidores na forma como eles interagem com a sua marca. Sendo assim, é responsabilidade da sua empresa – contando com profissionais como na Indigit – providenciar uma experiência para o utilizador suave mas persuasiva, perfeita e sem contratempos. Dessa forma, vai conseguir convencer mais visitantes do seu website a comprar os seus produtos ou contratar os seus serviços.

A construção do seu website deve obedecer a algumas regras

Agora, vamos analisar alguns fatores que podem realmente melhorar a funcionalidade do site da sua empresa e a performance do mesmo, otimizando a experiência para os seus visitantes e a plataforma ao mesmo tempo.

Fatores a que deve dar prioridade no webdesign

  • Navegação clara.

A estrutura de navegação no website da sua marca deve permitir aos utilizadores irem de forma fácil de uma página até outra, não importando o ponto de partida. Nem todos os visitantes começam pela homepage ou seguem um caminho previsível. Eles devem ser capazes de localizar um produto específico ou uma aba em particular a partir da primeira página que visitaram.

Evite que os visitantes do seu website se sintam assoberbados ao ‘partir’ a navegação em grupos de cinco ou sete opções. Quanto menos opções apresentar, mais mantém os utilizadores focados no seu objetivo – e, assim, ajuda-os a tomar decisões mais rapidamente.

A Lei de Hick, um princípio muito popular no que toca à criação de websites, diz-nos que quanto mais escolha apresentar aos utilizadores mais tempo vai demorar até que estes decidam passar para a prática e efetivar a compra. O problema é que o visitante pode perder o interesse num site desorganizado, acabando por sair da página.

Ainda assim, esta lei não será aplicável a todas as partes que constituem um site. Algumas páginas vão ter mais conteúdo que outras, tal como páginas de produtos, por exemplo. Neste caso, pode perfeitamente dar mais destaque e visibilidade a um produto, uma promoção ou opção que você quer que o visitante selecione.

A lei de Hick ajuda a estabelecer prioridades numa página

A funcionalidade “pesquisa” é outra característica de uma navegação clara e que não pode nunca ser esquecida. Uma barra para que o utilizador pesquise uma palavra-chave ou produto deve seguir a regra dos três cliques – um princípio do webdesign que nos diz que um utilizador vai sair do seu site se este exigir demasiados cliques ou ações para encontrar aquilo que se pretende.

  • Velocidade de página.

Podemos ainda falar sobre o tempo de carregamento de um site; quanto menos segundos a página demorar a ser apresentada, mais atenção vai ter do potencial cliente – principalmente do mais impaciente. A velocidade das páginas é uma característica muito importante em qualquer aparelho onde o seu site for exibido, mas tem infinitamente mais peso na sua versão mobile.

Um report sobre este tema, relativo a 2019, mostra inequivocamente que sites mais lentos diminuem as hipóteses de um comprador voltar a visitá-los. Mais de 20% dos utilizadores de dispositivos móveis admitem fechar um site lento e 14% diz que este facto os leva a visitar páginas da concorrência.

O Google tem uma ferramenta gratuita que permite diagnosticar os problemas de velocidade dos sites.

A velocidade de carregamento das páginas também é um ponto importante no ranking do SEO. Se o seu website for rápido, a visibilidade do mesmo nos motores de pesquisa vai ser maior. Isto ajuda-o a ganhar uma posição favorecida para gerar mais tráfego, converter visitantes em leads e, consequentemente, em clientes.

  • Layout amigável para o visitante

É o chamado user friendly. Além da rapidez e da navegação, o layout do site também afeta a taxa de conversão. À primeira vista, o website deve ser simples e intuitivo. Tal oferece uma experiência de leitura confortável ao visitante, prevenindo saídas da sua página.

O principal objetivo da página da sua marca é tornar o conteúdo o mais legível possível. Se o seu website não é legível o suficiente, ele não vai despoletar qualquer ação no visitante. Os utilizadores digitais estão sempre com pressa, por isso dificilmente terão muito tempo para ler um artigo completo ou todo o conteúdo de uma página.

O padrão em formato de F é muito comum na leitura dos visitantes

De acordo com o site UX Myths, as pessoas não leem conteúdos nos websites, elas apenas passam os olhos – ou seja, fazem um scan muito rápido. Utilizar esta característica comportamental a seu favor é um dos objetivos principais do webdesign e até do marketing digital.

O padrão F é muito comum entre os leitores mais rápidos. Tipicamente, as pessoas leem a primeira parte do seu conteúdo para ter uma ideia sobre o tema principal. Depois, visualizam no sentido descendente e sempre orientadas para o lado esquerdo, para procurar qualquer ponto de interesse.

Este padrão pode ajudá-lo a criar um layout com uma boa hierarquia visual, resultando num conteúdo facilmente assimilado pelos visitantes.

A chave para captar a atenção imediata dos utilizadores é estabelecer o propósito da página de forma muito imediata nos primeiros dois parágrafos e usar cabeçalhos poderosos, extremamente diretos ao ponto.

Cubra apenas uma ideia por parágrafo e use pontos

  • sempre
  • que
  • possível.

Faça paragens específicas e quebre longos trechos de texto com imagens, além de um adequado uso do espaço negativo.

  • Crie um call to action forte e claro

Por último, um botão call to action facilmente identificável é necessário em todas as suas páginas. Esta característica vai incentivar os visitantes a responderem, o que os vai levar mais além na visita ao website.

O seu call to action (CTA) não tem de implicar sempre uma compra. Aliás, você pode ter de antecipar as necessidades dos seus leitores ao recomendar-lhes conteúdo relevante. Assim, o CTA do seu website pode convidar o visitante a outro post no blog, relacionado com aquele acabado de ler, ou a fazer o download de ficheiros que podem ajudar a resolver problemas.

O botão call to action é fundamental no seu website

Pontos críticos de que nunca, em momento algum, se deve esquecer: a localização do botão e a cor do mesmo. Coloque-o numa zona altamente visível do seu layout. Pode sempre seguir a regra dos três terços para dar mais destaque aos elementos da página, tal como o botão CTA.

Acima de tudo, claro, é fundamental dar prioridade à clareza nas ideias apresentadas e à facilidade de utilização quando se está a desenhar um website.

As landing pages também devem tornar simples o processo de deslocação de uma página para outra, à medida a que as intenções de compra ou visualização do visitante se alterem. Desta forma, o seu website vai sempre facilitar o progresso do potencial cliente, para que possa acompanhá-lo ao longo de cada passo dado no site.

Nunca se esqueça: um website amigável e que ofereça uma boa experiência de navegação ao visitante vai sempre gerar mais leads e converter clientes. Palavra de especialista! 

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Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.
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