Quatro dicas de webdesign para converter visitantes em clientes 🖥️👨💻
Categoria : Web design Visitas: 3473 Tempo de Leitura: 7 Minutos
Enquanto criadores de websites e criativos por natureza, sabemos que todas as empresas e marcas devem investir em melhorar a sua visibilidade online – e tudo devido ao comportamento dos consumidores. Estamos em 2020 e, cada vez mais, as pessoas utilizam os seus smartphones e a internet, em geral, para saber mais sobre produtos ou serviços, tornando-se compradores altamente independentes.
Assim, sem sequer se dirigirem à sua loja física, os seus potenciais clientes vão pesquisar – e provavelmente descobrir – tudo o que há para saber sobre aquilo que a sua empresa vende. Com o crescimento das pesquisas patrocinadas por marcas, ou a pesquisa feita pelos utilizadores à procura de informações sobre a sua marca, serviços ou produtos, as oportunidades de vender mais são infinitamente maiores para quem tem uma presença efetiva no mundo digital.
Ganhando cada vez mais poder com os dispositivos móveis, os consumidores estão mais curiosos, exigentes e impacientes do que nunca.
Os consumidores na era da assistência
De acordo com o Google, conforme pode analisar mais exaustivamente neste artigo, hoje em dia existem pelo menos três tipos de consumidores:
- O consumidor curioso: os compradores estão quase que obcecados com as pesquisas. Eles querem ter a certeza de que, a cada compra que vão fazer, têm toda a informação disponível e que a tomada de decisão é bem fundamentada, ao ponto de não poder existir arrependimento após a compra.
- O consumidor exigente: as pessoas querem encontrar familiaridade no meio digital e produtos que lhes parecem ter sido feitos à sua medida, altamente personalizados, mesmo que nunca cheguem a verbalizar ou materializar essas exigências.
- O consumidor impaciente: com o aumento do uso dos telefones inteligentes e uma ligação constante à internet, aumentou também a impaciência latente nos potenciais clientes. Muitos compradores fazem pesquisas, leem avaliações de outros compradores e procuram mais informação sobre o produto ou serviço no caminho para o adquirir.
Estas características influenciam as expectativas dos consumidores na forma como eles interagem com a sua marca. Sendo assim, é responsabilidade da sua empresa – contando com profissionais como na Indigit – providenciar uma experiência para o utilizador suave mas persuasiva, perfeita e sem contratempos. Dessa forma, vai conseguir convencer mais visitantes do seu website a comprar os seus produtos ou contratar os seus serviços.
Agora, vamos analisar alguns fatores que podem realmente melhorar a funcionalidade do site da sua empresa e a performance do mesmo, otimizando a experiência para os seus visitantes e a plataforma ao mesmo tempo.
Fatores a que deve dar prioridade no webdesign
- Navegação clara.
A estrutura de navegação no website da sua marca deve permitir aos utilizadores irem de forma fácil de uma página até outra, não importando o ponto de partida. Nem todos os visitantes começam pela homepage ou seguem um caminho previsível. Eles devem ser capazes de localizar um produto específico ou uma aba em particular a partir da primeira página que visitaram.
Evite que os visitantes do seu website se sintam assoberbados ao ‘partir’ a navegação em grupos de cinco ou sete opções. Quanto menos opções apresentar, mais mantém os utilizadores focados no seu objetivo – e, assim, ajuda-os a tomar decisões mais rapidamente.
A Lei de Hick, um princípio muito popular no que toca à criação de websites, diz-nos que quanto mais escolha apresentar aos utilizadores mais tempo vai demorar até que estes decidam passar para a prática e efetivar a compra. O problema é que o visitante pode perder o interesse num site desorganizado, acabando por sair da página.
Ainda assim, esta lei não será aplicável a todas as partes que constituem um site. Algumas páginas vão ter mais conteúdo que outras, tal como páginas de produtos, por exemplo. Neste caso, pode perfeitamente dar mais destaque e visibilidade a um produto, uma promoção ou opção que você quer que o visitante selecione.
A funcionalidade “pesquisa” é outra característica de uma navegação clara e que não pode nunca ser esquecida. Uma barra para que o utilizador pesquise uma palavra-chave ou produto deve seguir a regra dos três cliques – um princípio do webdesign que nos diz que um utilizador vai sair do seu site se este exigir demasiados cliques ou ações para encontrar aquilo que se pretende.
- Velocidade de página.
Podemos ainda falar sobre o tempo de carregamento de um site; quanto menos segundos a página demorar a ser apresentada, mais atenção vai ter do potencial cliente – principalmente do mais impaciente. A velocidade das páginas é uma característica muito importante em qualquer aparelho onde o seu site for exibido, mas tem infinitamente mais peso na sua versão mobile.
Um report sobre este tema, relativo a 2019, mostra inequivocamente que sites mais lentos diminuem as hipóteses de um comprador voltar a visitá-los. Mais de 20% dos utilizadores de dispositivos móveis admitem fechar um site lento e 14% diz que este facto os leva a visitar páginas da concorrência.
O Google tem uma ferramenta gratuita que permite diagnosticar os problemas de velocidade dos sites.
A velocidade de carregamento das páginas também é um ponto importante no ranking do SEO. Se o seu website for rápido, a visibilidade do mesmo nos motores de pesquisa vai ser maior. Isto ajuda-o a ganhar uma posição favorecida para gerar mais tráfego, converter visitantes em leads e, consequentemente, em clientes.
- Layout amigável para o visitante
É o chamado user friendly. Além da rapidez e da navegação, o layout do site também afeta a taxa de conversão. À primeira vista, o website deve ser simples e intuitivo. Tal oferece uma experiência de leitura confortável ao visitante, prevenindo saídas da sua página.
O principal objetivo da página da sua marca é tornar o conteúdo o mais legível possível. Se o seu website não é legível o suficiente, ele não vai despoletar qualquer ação no visitante. Os utilizadores digitais estão sempre com pressa, por isso dificilmente terão muito tempo para ler um artigo completo ou todo o conteúdo de uma página.
De acordo com o site UX Myths, as pessoas não leem conteúdos nos websites, elas apenas passam os olhos – ou seja, fazem um scan muito rápido. Utilizar esta característica comportamental a seu favor é um dos objetivos principais do webdesign e até do marketing digital.
O padrão F é muito comum entre os leitores mais rápidos. Tipicamente, as pessoas leem a primeira parte do seu conteúdo para ter uma ideia sobre o tema principal. Depois, visualizam no sentido descendente e sempre orientadas para o lado esquerdo, para procurar qualquer ponto de interesse.
Este padrão pode ajudá-lo a criar um layout com uma boa hierarquia visual, resultando num conteúdo facilmente assimilado pelos visitantes.
A chave para captar a atenção imediata dos utilizadores é estabelecer o propósito da página de forma muito imediata nos primeiros dois parágrafos e usar cabeçalhos poderosos, extremamente diretos ao ponto.
Cubra apenas uma ideia por parágrafo e use pontos
- sempre
- que
- possível.
Faça paragens específicas e quebre longos trechos de texto com imagens, além de um adequado uso do espaço negativo.
- Crie um call to action forte e claro
Por último, um botão call to action facilmente identificável é necessário em todas as suas páginas. Esta característica vai incentivar os visitantes a responderem, o que os vai levar mais além na visita ao website.
O seu call to action (CTA) não tem de implicar sempre uma compra. Aliás, você pode ter de antecipar as necessidades dos seus leitores ao recomendar-lhes conteúdo relevante. Assim, o CTA do seu website pode convidar o visitante a outro post no blog, relacionado com aquele acabado de ler, ou a fazer o download de ficheiros que podem ajudar a resolver problemas.
Pontos críticos de que nunca, em momento algum, se deve esquecer: a localização do botão e a cor do mesmo. Coloque-o numa zona altamente visível do seu layout. Pode sempre seguir a regra dos três terços para dar mais destaque aos elementos da página, tal como o botão CTA.
Acima de tudo, claro, é fundamental dar prioridade à clareza nas ideias apresentadas e à facilidade de utilização quando se está a desenhar um website.
As landing pages também devem tornar simples o processo de deslocação de uma página para outra, à medida a que as intenções de compra ou visualização do visitante se alterem. Desta forma, o seu website vai sempre facilitar o progresso do potencial cliente, para que possa acompanhá-lo ao longo de cada passo dado no site.
Nunca se esqueça: um website amigável e que ofereça uma boa experiência de navegação ao visitante vai sempre gerar mais leads e converter clientes. Palavra de especialista!
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