Blog e Notícias
Saiba as últimas notícias e artigos úteis! Subscreva á nossa newsletter para receber mais notícias
👉 Saiba 5 ideias fundamentais de design para o seu site
Categoria : Web design por Pedro MartinsVisitas: 2205 Tempo de Leitura: 4 Minutos
Um website não tem sucesso apenas pelo seu design ou pelos conteúdos que apresenta aos visitantes. O site da sua empresa precisa de ter um estilo que atraia os utilizadores, que seja user friendly e, claro, funcional.
Claro que cada pessoa – ou cada empresa – tem o seu estilo próprio e uma determinada forma de comunicar; no entanto, tal não significa que não haja regras básicas de web design que façam toda a diferença na hora de criar um site.
Veja estas cinco dicas rápidas que o podem ajudar a seguir pela direção certa – e, muito importante, não afastar os clientes!
1. Mantenha a sua página minimalista e sem adornos desnecessários
Raramente o conteúdo total de um website é lido pelos visitantes. Pelo contrário, quem lá entra passa rapidamente entre páginas, fixando apenas palavras-chave e frases curtas. Com estes comportamentos em mente, é melhor apelar às emoções do que à contagem de palavras. Quanto menos os seus potenciais clientes tiverem de ler, mais facilmente vão processar e avaliar o que estão a ver – e isso faz com que eles sigam exatamente os passos que você quer que eles sigam.
Texto e botões call to action (que incitam a uma ação, como telefonar) são necessários, claro, mas certifique-se de que os visitantes do seu website também vêm cabeçalhos ou títulos grandes, bem como parágrafos legíveis. A utilização de imagens ou ícones são formas alternativas de transmitir a sua mensagem.
2. Tenha sempre em mente uma hierarquia visual
Há muito que a época da escrita na pedra acabou. Com os écrans de computadores e smartphones, e à medida que a tecnologia evolui, o trabalho do designer (quer seja web ou gráfico) é cada vez mais organizar os conteúdos de uma forma clara. Lembre-se que apenas tem alguns segundos para captar a atenção dos seus potenciais clientes e dizer-lhes exatamente o que é que a sua empresa faz.
Se estabelecer uma hierarquia clara em todos os conteúdos que quer apresentar, os leitores ou visitantes do website vão, inconscientemente, seguir exatamente o caminho visual que o designer criou.
Aplicar cor, contraste, tamanhos e espaçamentos para acentuar mensagens é o que realmente desperta o interesse; faça questão de mostrar que tal é intencional.
Um dos melhores elementos de design que exemplificam esta ideia são riscas. Elas ajudam o seu website a tornar-se claro e com diferenciação entre os diferentes conteúdos, como foto e texto.
3. Crie conteúdo fácil de ler
A legibilidade mede a facilidade com que uma pessoa reconhece palavras, frases e parágrafos. Quando a legibilidade do seu website é alta, os utilizadores conseguem facilmente analisá-lo e retirar do texto toda a informação de que necessitam.
Conseguir uma boa legibilidade é relativamente fácil. Experimente estas regras:
- O contraste é a chave
É muito importante que haja contraste suficiente entre o texto e a cor/imagem de fundo, para que as letras sejam perfeitamente visíveis. Sinta-se à vontade para ‘brincar’ com cores, mas não sacrifique a legibilidade pela criatividade.
- Nunca conseguirá ler o que não consegue ver
Há algum tempo, os websites tinham tipos de letra pequenos. Com o passar dos anos, as pessoas perceberam que letras com o tamanho 12 eram difíceis de ler online. Uma das regras é ter sempre letras com, no mínimo, um tamanho 16 (dependendo do tipo de letra, claro).
- Letras com ou sem serifas
Como já lhe dissemos neste artigo, as serifas são os prolongamentos ou curvas no final das hastes das letras. Letras não serifadas são, geralmente, a melhor escolha nos textos online.
- Não utilize mais que três tipos de letra
Tenha sempre isto em atenção quando criar o seu website. Alguns projetos pedem, de facto, combinações de tipos de letra mais elaborados, mas se precisar de variedade tente que ela não afete a harmonia.
4. Certifique-se que o website é de navegação fácil
Sim, por vezes quebrar as regras pode resultar, mas a navegabilidade de um site nunca deve ser o local ideal para o fazer. Não envie os seus visitantes para uma viagem no escuro, enquanto tentam encontrar o caminho no website da sua empresa.
Se um site for de navegação simples, serão mais facilmente indexados pelos motores de pesquisa. O menu deve ser acessível e a informação contida nele tem de ser clara.
5. Mobile friendly
Hoje em dia, as visitas aos websites provêm maioritariamente de smartphones ou tablets, sendo assim importante questionar: ‘os meus visitantes conseguem ver claramente o meu site?’
É fundamental que a página se adapte automaticamente a qualquer tipo de écran. Além de beneficiar a user experience, os motores de pesquisa também vão indexar mais facilmente o seu site.
Não tem a certeza se o seu website é responsivo? Experimente aceder ao mesmo através de um smartphone ou tablet. De forma simplista, se precisa de utilizar dois dedos para diminuir ou aumentar o écran e ver o conteúdo, a resposta é não.
Fale sempre com especialistas para que o seu website esteja sempre de acordo com as regras! Os resultados não se farão esperar.
Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.
Artigos Relacionados
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...
EUA querem banir a app TikTok
Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...
Fake News: saiba como as detectar
Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...