Troque mensagens com os seus clientes: vale mesmo a pena 📱💬
Categoria : Redes Sociais Visitas: 2844 Tempo de Leitura: 5 Minutos
As aplicações de troca de mensagens estão a ficar ainda mais populares que algumas redes sociais. E o que é que isto significa? Que as empresas podem estar perante uma enorme oportunidade de entrar em contacto de forma mais direta com os seus clientes e gerar leads de qualidade.
As pessoas estão, de forma consistente, a ver estas apps como método preferencial para entrar em contacto com as marcas, e as estatísticas são promissoras para os marketeers. O Facebook IQ – que recolhe dados e faz estudos sobre comportamentos de mercado – conduziu um inquérito a nível mundial que descobriu o seguinte: 56% das pessoas prefere enviar uma mensagem a uma empresa do que telefonar; 61% não se importa de receber mensagens das marcas; mais de 50% admite comprar mais rapidamente a empresas a quem possam enviar mensagens; 63% afirmou que a sua troca de mensagens com marcas está a crescer.
E por que é que estas plataformas estão a ultrapassar outras? De acordo com um estudo levado a cabo pelo Business Insider, estas apps vêm com taxas de dimensão, retenção e utilização e ainda dados demográficos sobre os utilizadores, o que as torna particularmente atrativas para os negócios e profissionais de marketing. Com cada vez mais pessoas nas redes sociais, a combinação dos dados disponíveis nas quatro aplicações mais usadas alarga ainda mais as possibilidades. E este tipo de app é também usado pelo público mais jovem e difícil de atingir, pelo que se torna imprescindível.
A tendência refletida nesta investigação está sempre a crescer, e agora é a altura certa para apostar no message marketing como uma peça chave da sua estratégia global.
Use a experiência em email marketing como guia
Agora, podemos até arriscar dizer que o message marketing é email marketing com músculos. Enquanto que o método enviar e analisar taxas de abertura e cliques continua a cair, as mensagens continuam firmemente a crescer. Se olharmos para os números, vemos que eles não mentem: as taxas de abertura de emails rondam os 19% e os cliques 2%; com apps de troca de mensagens, esses níveis sobem, respetivamente, para 80% e 30%.
E com aquilo que parece ser uma migração em massa de clientes do email para a troca de mensagens, as empresas precisam de se posicionar rapidamente nesta estratégia. Felizmente, quase todos os marketeers da área digital têm anos de experiência no que ao email diz respeito. Isto são ótimas notícias, porque desse modo eles não necessitam de aprender novas habilidades para atingir o público-alvo: basta, para isso, expandir os esforços para gerar engagement através deste novo canal.
Por outras palavras, pode utilizar estas novas plataformas da mesma forma que usa as campanhas de email. É tão simples como criar uma lista atraindo novos leads, cultivá-los, dar-lhes conteúdo relevante, responder a questões e converter esses leads em clientes que fazem compras.
Pode também criar chatbots para gerir estes canais de comunicação, mesmo que não tenha qualquer experiência em códigos ou programação.
Crie relações mais próximas com os seus clientes
O message marketing tem muitas vantagens em relação ao email marketing. Em primeiro lugar, o email segue uma metodologia um-para-muitos, enquanto que as mensagens funcionam um-a-um, com mais interatividade, personalização e conversação. Quando criar um bom chatbot, pode personalizar as mensagens de acordo com os cliques que o cliente vai fazendo enquanto progride nas várias fases.
Apesar de o chatbot poder iniciar a conversa e, em muitos casos, geri-la do início ao fim, a sua empresa também pode designar um assistente para, em tempo real, ajudar o cliente. Dessa forma, não só consegue enviar conteúdo diretamente aos seus seguidores, mas também pode oferecer-lhes conteúdo costumizado.
E isto é valor acrescentado para a sua marca.
Combine publicidade e mensagens para gerar vendas
Em vez de ter o seu negócio perdido no meio de uma longa parada de anúncios no feed dos seus clientes, faça com que ele sobressaia ao ultrapassar a concorrência e interagindo diretamente com potenciais consumidores.
Você pode fazê-lo com message ads, e aqui está como isso funciona.
O seu anúncio vai aparecer na página inicial da app de troca de mensagens da sua audiência. Logo que haja um clique na publicidade, esses potenciais clientes vão ser encaminhados para um destino à sua escolha – quer seja o seu website ou uma nova conversa. Se os números do Facebook forem indicativos, o incrível retorno a este novo tipo de campanha está realmente a crescer. De acordo com analistas, conversas entre chatbots de qualidade e audiências fidelizadas estão a atingir, em média, 85% de taxa de resposta. Com bots que não estão otimizados, a conversão não ultrapassa os 40%.
Para que possa ter uma ideia mais aproximada do quão poderosa esta abordagem é, veja este exemplo. Uma empresa decidiu avançar com a opção de publicidade click to Messenger no Facebook, de forma a chegar ao seu público-alvo para gerar leads e, posteriormente, vendas. Quando uma pessoa clicava no anúncio para obter mais informações, entrava automaticamente no chat e começava a conversar com um bot – tendo também a opção de falar com um assistente real, em direto.
Em três meses, essa empresa alcançou mais de 100 mil pessoas e conseguiu uma taxa de conversão em vendas de 50 leads por mês. E isto não é anormal: quando o HubSpot decidiu optar por uma abordagem semelhante para gerar novos contactos, reduziu em 477% os custos por leads, enquanto que a qualidade dos mesmos ficou apenas marginalmente reduzida.
Em jeito de conclusão, é importante que adote uma estratégia de message marketing no seu negócio, considerando que o Messenger do Facebook está bem posicionado para ser o canal de marketing mais usado no mundo (o que significa que o Instagram, o Twitter e o Linkedin não lhe ficarão muito atrás). Para empresas que querem realmente descolar, o investimento valerá a pena.
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