Serviços

Web Design & Web sites Branding & Design Marketing & SEO Consultoria Aplicações Mobile

Alojamento

Alojamento Web Alojamento VPS Servidores Dedicados Domínios Certificados SSL

A Empresa

Portfólio A INDIGIT
Copyright © INDIGIT ® 2025. Todos os direitos reservados.

Blog e Notícias

Saiba as últimas notícias e artigos úteis! Subscreva á nossa newsletter para receber mais notícias

Erro na publicidade custa 10 milhões ao Google 💸

Um funcionário do Google, que estava a participar num exercício de treino, terá acidentalmente carregado no botão errado e acabou por injetar retângulos amarelos em dezenas de websites e apps, em vez de banners publicitários.

O erro ocorreu na passada semana, e foi visto em inúmeros sites e aplicações nos Estados Unidos da América e da Austrália durante cerca de 45 minutos. A falha em prevenir um erro humano básico pode ter custado cerca de 10 milhões de dólares à gigante tecnológica.


O motor de pesquisa já admitiu o erro e afirmou que irá restaurar o dinheiro investido pelos anunciantes, mas não confirmou o valor das perdas monetárias.

Como é que aconteceu?

Tudo aconteceu quando um grupo de estagiários do Google estava a aprender a usar o sistema eletrónico, segundo confirmou uma fonte próxima do processo. Um desses aprendizes foi mais longe do que seria suposto e acabou por submeter uma ordem de compra.

Esse erro não foi imediatamente visto por ninguém no quartel-general da ferramenta de pesquisa online mais usada no mundo durante uma hora – o que é uma eternidade no mercado dos leilões online, tendo em conta o enorme alcance que essas publicações atingem.

Aparentemente sem intenção e sem saber o que estava a fazer, o estagiário mandou avançar com a compra por um valor dez vezes maior que o normal para os anunciantes, disseram outras fontes. Essas encomendas tiveram um CPM (custo por mil impressões) de mais de 25 dólares, ou seja, muito superior aos habituais 2 a 4 dólares que custam no mercado publicitário.




A vulnerabilidade encontrada num erro humano tão básico mostra como é frágil e altamente automatizado este negócio da publicidade, em que largos volumes de inventário são comprados em tempo real apenas ao clicar num botão.

O infame retângulo amarelo foi colocado no AdX do Google, um sistema de leilões para comprar espaço publicitário em tempo real em milhares de sites e aplicações.

A confirmação

Através de um email, o Google confirmou o que de facto aconteceu. “Um estagiário no setor da publicidade, que estava a fazer um exercício de treino, provocou um erro que realmente custou dinheiro e ocorreu em sites de anunciantes durante aproximadamente 45 minutos”, lê-se. “No momento em que tivemos conhecimento desta falha sem intenção, trabalhamos rapidamente para conseguir parar as campanhas”, adiantou ainda a multinacional sediada na Califórnia.

A empresa norte-americana afirmou também que está a tentar colocar mais segurança neste processo para garantir que erros deste género não voltem a acontecer.

Catarina Sousa
A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Artigos Relacionados