Serviços

Web Design & Web sites Branding & Design Marketing & SEO Consultoria Aplicações Mobile

Alojamento

Alojamento Web Alojamento VPS Servidores Dedicados Domínios Certificados SSL

A Empresa

Portfólio A INDIGIT
Copyright © INDIGIT ® 2025. Todos os direitos reservados.

Blog e Notícias

Saiba as últimas notícias e artigos úteis! Subscreva á nossa newsletter para receber mais notícias

🤙 O Mozilla vai ter um novo logo – porquê não melhorar o seu?

Um logótipo é, em muitos casos, a primeira impressão que os clientes têm de uma empresa. É a forma como ela se apresenta ao público e – mesmo que tenha um ótimo produto ou serviço, se não tiver uma boa imagem, não irá singrar.

Foi a pensar nisso que o Mozilla, a empresa sem fins lucrativos mais conhecida pelo browser Firefox, decidiu apostar num rebranding. Para isso, pediu ajuda aos clientes. Sim, é verdade: através de um post no blog, o Mozilla pediu a opinião dos utilizadores sobre o novo sistema de design. O objetivo foi redesenhar o logo da ‘raposa rápida’, encontrando uma nova imagem que represente melhor o conjunto de produtos que a empresa disponibiliza.

Novas aplicações, nova imagem

“O Firefox está a criar novos tipos de browsers, com novas aplicações e serviços, tendo a internet como plataforma”, escreveram os designers e responsáveis com cargos de chefia. “Com a tua opinião, podemos chegar a um sistema final que torne o Firefox um produto reconhecido no mundo mesmo que não tenha uma raposa no logo”, dizem.

Assim, os desenhos finais servirão não só para o browser mas também para outros produtos ainda a lançar pela companhia tecnológica.

Se uma empresa com alta notoriedade e de sucesso mundial considerou alterar a imagem pela qual é conhecida, faça algumas perguntas na sua própria empresa. O logo representa aquilo que faz? Está de acordo com algumas das regras básicas de design? É reconhecido? Traz vantagens no que às vendas diz respeito?
Se respondeu negativamente, é provável que esteja na altura de dar uma nova imagem à sua empresa, posicionando-a da melhor forma possível para alcançar mais vendas.

Manter elementos chave ou apostar na geometria

Nestes potenciais logos que o Mozilla disponibilizou, notamos duas vertentes totalmente distintas. Se por um lado se mantém a raposa – ou algo que nos lembre o Firefox, por outro vemos figuras mais geométricas. Ambas as versões são apelativas mas são ainda protótipos, pelo que o resultado final ainda deve demorar a ser revelado.

Apesar de não ter qualquer impacto na decisão final, a empresa quer, ainda assim, saber a opinião dos utilizadores.

Já pensou em fazer o mesmo com a sua marca? Por vezes, um rebranding é o ponto de viragem – pela positiva – para muitas empresas.

Pedro Martins
Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.

Artigos Relacionados