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😂 O poder das redes sociais nos dias de hoje!

Antes da existência das redes sociais, a indústria musical produzia um álbum, escolhia alguns singles e promovia-o de acordo com o que esperava que fossem êxitos. Essas músicas acabavam por ser tudo o que ouvíamos na rádio e nas discotecas ou bares.
 
Em 2018, as coisas já não funcionam da mesma forma: a música do verão é coletivamente escolhida pelos fãs, o que significa que, hoje em dia, mesmo uma música inicialmente desconhecida possa ter uma ascensão mediática gigante.
 
In My Feelings’, o mais recente hit de Drake, só o é porque o comediante Shiggy colocou um vídeo no Twitter onde dançava ao som dos primeiros acordes. Se não fosse por isto, não andariam tantos milhões de pessoas a perguntar “Keke, do you love me?” por todo o mundo.

Já viu danças no meio do trânsito?

É verdade: estas imagens correram o globo e tornaram a música viral de tal modo que já existem challenges – em que as pessoas saem de carros em movimento para dançar no meio do trânsito. O Keke Challenge está um pouco por todo o lado, toda a gente o faz e já motivou as autoridades a pedirem que este fenómeno não continue, por razões óbvias de segurança.

Em resposta, Drake já agradeceu publicamente a Shiggy ter feito com a que sua música fosse número um no último mês.
 
Esta quinta-feira, o rapper canadiano lançou o vídeo oficial de ‘In My Feelings’ em que Shiggy leva mais que um agradecimento: tem crédito pelo sucesso do tema perante milhões de fãs. Durante o vídeo, vemos o comediante fazer os seus típicos passos de dança enquanto Drake faz o mesmo com bailarinos. Mais à frente, Shiggy representa o papel de assistente do cantor.
 
“Tive um sonho louco”, diz o músico. “Um miúdo de Nova Iorque fez uma dança, o mundo inteiro fez o mesmo e o Will Smith estava lá. E isto não pára!” O videoclip oficial termina com uma compilação de alguns dos mais memoráveis challenges, numa espécie de agradecimento a todos os que fizeram da música um êxito à escala global.

Em Portugal, o vídeo está em segundo lugar nas tendências no Youtube e já conta com mais de 23 milhões de visualizações em menos de 48 horas.
 
Como utilizadores da Internet, sabemos que as pessoas têm um papel muito importante em criar e espalhar tendências. Qualquer piada, vídeo ou imagem pode ‘explodir’ e tornar-se num fenómeno viral. A questão é: como é que as marcas podem aproveitar isto?
 
Entender como funcionam as redes sociais – e o seu imenso poder nos dias que correm – é fundamental para ter sucesso no meio digital. Muitas vezes, como neste caso, pode ser espontâneo. Mas há muitas campanhas planeadas que também acabam por ser bem sucedidas e trazer retorno para os criadores.

Pedro Martins
Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.

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