7 Razões para os seus e-mails enviado irem para o spam!

7 Razões para os seus e-mails enviado irem para o spam!

Categoria : Segurança Visitas: 4491 Tempo de Leitura: 4 Minutos

Certamente já passou ou está a passar pela situação em que os e-mails que envia vão para a caixa de spam dos seus clientes!  Iremos partilhar neste artigo 7 das possíveis razões e soluções para evitar que eles sejam considerados spam.

Recentemente os provedores de e-mail são mais rigorosos em relação ao spam levando a que  e-mails que não são spam sejam considerados como tal, quebrando a sua comunicação com o cliente.

1. O seu endereço de IP foi usado para fazer Spam

Se o seu email está alojado num servidor que é partilhado por mais utilizadores poderá ser "normal" que alguém que está no mesmo servidor tenha utilizado este para fazer spam. Como tal, este endereço de IP irá ficar referenciado nos provedores como Gmail/Hotmail/etc.. como sendo "mau" e todas as mensagens vindas deste endereço de IP serão consideradas SPAM.

Solução : Pedir à empresa responsável pelo seu alojamento ou servidor para lhe atribuir um IP único/dedicado. Normalmente os IPs dedicados têm um custo adicional, variando de empresa para empresa, mas rondará os 10-15€ anuais.

2. Enviar emails sem permissão

Uma regra muito importante é nunca comprar listas de e-mails. Normalmente estas listas são vendidas várias vezes sem a permissão ou consentimento dos utilizadores. Utilizadores que não subscreveram a uma mailing list e recebem emails, irão reportar os seus e-mails e, como tal a sua reputação com os principais provedores de e-mails irá baixar, podendo ser adicionado à lista de spam.

Solução : Evite comprar listas de emails, crie a sua própria lista de subscritores.

3. Falha de Autenticação SPF e DKIM

A autenticação de e-mails poderá ser um processo trabalhoso, no entanto é um passo necessário se não quer os seus emails marcados como spam.

Provedores de email como Google, Hotmail e Yahoo tendem a marcar emails sem autenticação como sendo spam ou fraude. Estes dois métodos de autenticação certificam que a mensagem é enviada por uma pessoa autorizada.

Rápidamente explicando, é possível enviar um e-mail como sendo [email protected], falsificando o remetente da mensagem. Contudo, este seria marcado como spam pois não temos realmente acesso a este e-mail. Muitos hackers utilizam este tipo de método para se fazerem passar por membros de entidades que na verdade não têm acesso, enganando o destinatário.

Desta forma o SPF ( Sender Policy Framework ) "ajuda as caixas de e-mail" verficando se o e-mail foi enviado de um endereço de IP para o qual está autorizado.  Assim podemos ter a certeza que o e-mail foi enviado de um servidor/computador que está efetivamente autorizado a enviar e-mails desse domínio.

Da mesma forma o DKIM ( Domain Keys Identified Mail ) certifica-se que a sua mensagem de email não foi alterada ao longo da sua transmição/envio. Encriptando o seu email de ponto a ponto, ajudando os provedores de email a perceber se a mensagem é legítima e, ao mesmo tempo, não foi alterada.

Solução : Se utiliza Cpanel ® visite o opção "Email > Authentication" ou peça ajuda à empresa responsável pelo seu alojamento.

Emails Spam Cpanel

4. Enviar campanhas em massa

Quer promover uma campanha ou produto para todos os seus clientes via email? Não o faça diretamente da sua conta de e-mail! Um dos maiores erros é recorrer às contas de email que utiliza no dia-a-dia para enviar campanhas de email. Isto fará com que os provedores de email ignorem mensagens futuras importantes já que as consideram como mais uma campanha. Existem serviços para esse mesmo efeito como Mailchimp, SendinBlue  (poderá enviar as suas campanhas sem colocar em risco o seu email ).

5. Não incluir link para retirar Subscrição

Uma das regras básicas é dar sempre a opção ao utilizador de não receber mais emails/campanhas ( Opt-Out ). Se não o fizer, utilizadores que não querem receber os seus emails poderão reportá-lo como sendo spam, e em piores casos poderão mesmo recorrer à via judicial.

Solução : Utilize sempre um Link no final ou no início do e-mail que permita retirar o utilizador da sua base de dados de email.

6. Incluir palavras ou ficheiros com nomes suspeitos

Alguns filtros de spam têm em atenção certas palavras ou termos que o seu título de email, corpo ou ficheiros contêm e desta forma verificam se o mesmo não contem nenhuma que possa relacionar-se com Spam. Veja os exemplos:

Palavras ou frases como : parabéns acabou de ganhar, winner, this is not spam, you own a check, ganhou um prémio, é o vencedor de mais um prémio.

Ou ficheiros com nomes : document.pdf , document.exe, documento.pdf e similar

Solução
: Escreva títulos únicos e criativos, evite ficheiros grandes ou com nomes simplificados ( Ex : factura.pdf  para factura-123.pdf )

7. Poucos utilizadores abrem ou lêem os seus emails

Se envia emails para 10000 utilizadores mas apenas 10 abrem os seus emails significa que o seu público poderá não ter interesse em ler os seus emails. Os provedores de email como Google, Yahoo e Hotmail verificam as taxas de abertura/leitura, e se forem baixas, os seus emails poderão correr o risco de serem enviados para spam.

Solução
: Tente fazer uma limpeza à sua lista de emails periódicamente e verifique se os utilizadores ainda estão intressados em ler os seus emails ou mailing lists.


Esperamos que este artigo tenha sido útil e que os seus emails nunca mais entrem na caixa de spam! Emoji

Para qualquer dúvida nao hesite em entrar contacto!


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Pedro Martins

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