Como proteger a conta do Facebook, Instagram e Google 💻🔒🔑
Categoria : Segurança Visitas: 4615 Tempo de Leitura: 4 Minutos
Se ainda não ouviu falar da autenticação de dois fatores, saiba que pode ter as suas contas em risco. Tal como o nome indica, trata-se de uma camada extra de segurança, que implica a introdução de um código além da palavra-passe normalmente pedida no início de sessão nas redes sociais ou no Gmail, por exemplo.
Neste artigo, vamos explicar-lhe como tornar as suas contas mais seguras.
No Facebook
Na maior rede social do mundo, terá primeiro de configurar este tipo de autenticação. Assim, depois de o fazer, tem de introduzir um código especial de acesso ou confirmar qualquer tentativa de início de sessão sempre que alguém entrar na sua conta a partir de um computador ou dispositivo móvel que o sistema não reconhece.
É ainda possível ativar alertas quando houver um início de sessão a partir de um dispositivo não reconhecido.
Assim, para proteger a sua conta no Facebook, terá de fazer o seguinte:
- Aceder às Definições e, depois, entre em Segurança e Início de Sessão;
- Clicar na opção Usar a Autenticação de Dois Fatores e, depois, Editar;
- Selecionar qual o método de autenticação que pretende e seguir as indicações;
- Clicar em Ativar.
Para começar a utilizar esta funcionalidade de segurança, tem de escolher receber códigos através de SMS, no telemóvel, ou códigos de acesso a partir de aplicações fora do Facebook. A partir daqui, a plataforma de Mark Zuckerberg permite ainda optar por outros métodos adicionais, entre eles:
- Aprovar tentativas de início de sessão através de dispositivos reconhecidos;
- Utilizar códigos de recuperação;
- Introduzir chaves de segurança em dispositivos compatíveis.
Se iniciar sessão num computador ou telemóvel que não memorizou, terá de introduzir estes dados após ativar a dupla autenticação. Desse modo, não precisará de voltar a colocar o código de segurança no início de sessão.
Há ainda alguns conselhos úteis, que se aplicam não só ao Facebook mas também a outros websites em que tenha de introduzir a password: nunca clique na opção “Guardar Este Browser” se estiver a usar um computador público ou um dispositivo que possa ser usado por outras pessoas.
No Instagram
Nesta plataforma, adquirida pelo Facebook há alguns anos, o método de ativação e utilização é muito semelhante. Então, após ativar este nível extra de segurança e evitar ver a sua conta pirateada por hackers, terá de escolher receber códigos por SMS ou através de aplicações de terceiros como método principal de segurança.
Assim, se escolher receber o código através de uma mensagem, vai receber um número com seis dígitos sempre que for detetado um início de sessão num dispositivo não reconhecido pelo Instagram.
Para ativar os códigos de login no seu telemóvel:
- Entre no seu perfil e toque no símbolo , no canto superior direito;
- Depois, clique em Definições e, em baixo, até Privacidade e Segurança;
- De seguida, aceda a Autenticação de Dois Fatores;
- Posteriormente, escolha qual o método que quer utilizar (SMS ou app de terceiros, como o Duo Mobile ou Google Authenticator).
Após ter ativado a dupla autenticação da sua conta, pode aceder aos códigos de recuperação de conta, no caso de ter algum problema ao recuperar um código.
No Google
Imagine os seguintes cenários: utiliza a mesma password em mais que um site, faz download de software através da internet e clica em links que lhe enviam por email. Se tudo isto lhe soa a algo familiar, está mesmo na altura de ativar a verificação em duas etapas no Google.
Desta forma, consegue impedir que a sua conta seja hackeada, mesmo que pessoas mal intencionadas estejam na posse da sua palavra-chave. Na página de suporte, o motor de busca mais usado do mundo é bem explícito: quando alguém tem a sua password, essa pessoa pode bloquear-lhe acesso à conta, aceder aos seus emails, informações confidenciais, fotografias e contactos, bem como alterar outras senhas – sim, tais como as bancárias.
Depois de ativar a autenticação em dois passos no Google, o login passa a ser diferente. Em vez de introduzir apenas a sua palavra-passe, ser-lhe-á solicitada a introdução de um código que recebe no seu telemóvel – através de uma SMS, chamada de voz ou da aplicação para dispositivos móveis. Se tiver uma chave de segurança, pode introduzi-la na entrada USB do seu computador.
Ainda assim, este método pode não ser sempre usado. Por exemplo, no seu computador pessoal, pode optar por não usar a dupla verificação. A partir desse momento, esse dispositivo só lhe pedirá a password, como habitualmente.
A segurança está garantida, pois se tentarem fazer login na sua conta noutro computador, será sempre pedido o código enviado para o seu número de telefone.
Uma camada adicional de segurança
Tal como é referido na página de apoio ao utilizador do Google, este tipo de login exige algo que você sabe (a pass) mas também algo que você tem (o código ou chave de segurança) – e isto aplica-se a qualquer site que permita este tipo de autenticação.
Se ainda não optou por estes métodos de segurança, é altamente recomendado que o faça. Certamente não quer que os seus dados ou informações privadas estejam acessíveis a piratas informáticos ou, simplesmente, a terceiros.
Gostou do nosso Blog? Subscreva já!
Comentários
Artigos Relacionados
Categoria : Geral Catarina Sousa
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...
há 4 anos | Visitas: 8811 | Leitura: 4 Minutos
Ler mais..Categoria : Redes Sociais Catarina Sousa
EUA querem banir a app TikTok
Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...
há 4 anos | Visitas: 6932 | Leitura: 3 Minutos
Ler mais..Categoria : Geral Catarina Sousa
Fake News: saiba como as detectar
Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...
há 4 anos | Visitas: 7455 | Leitura: 5 Minutos
Ler mais..