Conteúdo copiado penalizado pelo Facebook
Categoria : Redes Sociais Visitas: 2575 Tempo de Leitura: 2 Minutos
Landing pages com publicidade de fraca qualidade, títulos criados com base no clickbait, websites que espalham fake news ou que utilizam conteúdos roubados a outros sites: tudo isto deverá começar, aos poucos, a desaparecer do Facebook.
A notícia é avançada em exclusivo pelo TechChrunch. A maior rede social do mundo confirmou que está em marcha o projeto que irá mostrar aos utilizadores menos links que acionem um alerta – um aviso, para conteúdo que não seja autêntico. Esta nova forma de classificar os posts no feed de notícias foi instaurada após questionários e entrevistas presenciais aos utilizadores, que revelaram detestar conteúdo sem qualidade.
O grande objetivo é apenas um: criar um efeito guarda-chuva que melhor a autenticidade dos conteúdos que se encontram na internet. Para isso, a nova política de distribuição de notícias no feed vai deixar de mostrar propriedade intelectual roubada, sendo que esta recebe menos tráfego de referência, ganha menos com publicidade e funciona como um exemplo para outras pessoas que tenham a má intenção de roubar artigos, fotografias e vídeos.
E, na eventualidade dos dados roubados a milhões de utilizadores na recente falha de segurança que ocorreu na plataforma acabarem por ser publicados, o Facebook já instaurou uma sistema de segurança que faz com que esses links desapareçam definitivamente no feed.
No artigo exclusivo do TechChrunch, um dos exemplos dados é o de um website passível de ser excluído pelo Facebook, pois copiou um artigo do site noticioso – mas recheado de publicidade, o que lhe trouxe benefício económico.
Numa adenda a um post sobre a discriminação de sites com excesso de publicidade, o Facebook explica que avançou com “...um update, para que as pessoas vejam menos posts de sites de baixa qualidade e que, predominantemente, copiem e republiquem conteúdo de outros sites sem lhes aumentarem valor de autenticidade”. “Estamos a ajustar as nossas Regras de Publicação de acordo com isto”, adiantou ainda a rede social, que confirmou também que irá enviar alertas às plataformas noticiosas para que adicionem conteúdo original ou que acrescentem valor a conteúdos já existentes.
E como é que o Facebook determina que o conteúdo não é original? O sistema instalado compara o texto principal de uma página web com outro conteúdo semelhante, no sentido de encontrar potenciais semelhanças.
Depois, usa um classificador que combina a previsão feita com a forma como os sites criam títulos de clickbait, e somam a qualidade e quantidade de publicidade na página. Esta é uma forma de aumentar a transparência na web, enquanto se melhora a experiência para todos aqueles que têm um perfil no Facebook.
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