Design de websites para joalharias: o que não pode faltar

Design de websites para joalharias: o que não pode faltar

Categoria : Web design Visitas: 4670 Tempo de Leitura: 8 Minutos

Como dono de uma joalharia, o principal objetivo do seu site é atrair mais clientes. Quer tenha um negócio online ou uma loja física, sem o website certo corre o risco de perder potenciais consumidores – e retorno significativo. Se não tem a certeza sobre a qualidade do webdesign que já tem ou quer ter, pode ser a altura ideal para um refresh. Neste artigo, vamos explicar as melhores práticas no que aos sites de joalharias ou ourivesarias diz respeito, como é que um site deve estar estruturado e tudo o que precisa para estar no topo das pesquisas.

Porque é que uma joalharia precisa de um site?

Há alguns anos, pode ter sentido que não precisava de um espaço digital, especialmente se tinha uma loja aberta. Qual era o objetivo de ter um site se ninguém conseguia comprar através dele? Pois bem, a verdade é que os tempos mudaram. Agora, os consumidores fazem uma extensa pesquisa e a decisão de comprar ou não é tomada primariamente online – o que significa que, nesta altura, a maioria dos clientes procura as marcas ou produtos através dos motores de pesquisa e visita os sites antes de se dirigir a uma loja física -, e por isso é crucial ter um website para o seu negócio.


Pormenores e detalhes sobre a peça são fundamentais


Uma loja online para joalheiros ou ourives é a forma de se fazer representar no meio digital, e tal dar-lhe-á a oportunidade de oferecer aos seus potenciais consumidores tudo sobre a marca, a empresa e os produtos disponíveis. Atualmente, a população que quer comprar um anel, um colar ou outra jóia pesquisa precisamente estes termos. E, por vezes, até é mais específica: anéis de noivado, pulseiras em ouro ou brincos de pérola, por exemplo. Adicionalmente, tendo um website, pode oferecer uma resposta eficaz a todos os que procurem informações sobre o ramo da joalharia e ourivesaria antes de fazer uma visita.

Mesmo que tenha apenas uma loja no Porto, em Lisboa ou até mesmo em Paços de Ferreira, um simples site pode garantir aos clientes que ao escolher a sua marca estão a agir corretamente. É importante incluir morada, horário de funcionamento e outros dados gerais, que normalmente são muito pesquisados.

A aparência do site: porque é que é tão importante?

Mas afinal, será realmente fundamental apostar no webdesign? A resposta é: sim. Alguns estudos indicam que os seres humanos processam imagens e elementos visuais muito mais rapidamente que texto. E, por isso mesmo, o nosso cérebro processa de forma mais rápida a forma como vê algo do que lê algo, o que causa mais boa impressão. Assim, o webdesign de um site para uma joalharia – local, nacional ou internacional – diz muito sobre o nível de profissionalismo que a marca pode oferecer.


Homepage organizada e com frases motivadoras

Os consumidores, inconscientemente, fazem conexões entre elementos visuais e mensagens de marketing, de forma a entenderem o negócio. Por isso, se o seu site parece desleixado e desorganizado, as pessoas podem entender a sua marca da mesma forma.

As melhores práticas a adotar

Agora que já sabe mais sobre a importância do webdesign, falemos sobre algumas práticas e normas que o seu site deve seguir. Se o seu objetivo é criar o melhor website possível para a sua loja de venda de peças em ouro, prata ou pedras preciosas, seguir estes truques pode garantir que os seus clientes façam uma associação positiva entre a sua marca e aquilo que veem no écran, fazendo com que estes se sintam mais predispostos a comprar uma peça de joalharia.

1. Layout simples e clean com o foco nas peças

No que diz respeito aos sites para joalharias ou ourivesarias, todas as distrações são uma má ideia. Com centenas ou milhares de euros em jogo, até uma pequena distração pode afastar um potencial comprador e destruir uma venda ainda antes de ela ter começado. Para conseguir fazer mais vendas online, ou atrair mais leads qualificados para a sua loja, deve garantir que o seu website tem uma aparência simples, limpa e focada no produto que quer vender – quer seja um anel de compromisso, alianças de casamento ou gargantilhas com pedras semipreciosas.


Fundo branco e muito destaque das joias Chopard


Tal significa ‘limpar’ o background e adotar cores como branco ou cinzento pálido, ter opções de navegação acessível, texto simples e com fontes básicas, certificar-se de que a experiência do visitante é organizada e sem excessivos pop-ups, banners de publicidade, barras lateriais ou links.

Além disso, deve ter como prioridade colocar imagens grandes dos objetos de luxo que quer vender, mostrar muitos detalhes de cada peça em ouro, prata ou com diamantes e ter fotos apenas em alta resolução. Quando um cliente clica na página do produto ou de informação, o foco tem sempre de estar nestes pormenores.

Características do anel, pulseira ou diadema, texto bem escrito e opções de compra devem estar sempre disponíveis – mas as fotografias devem ser a estrela do espetáculo, como vemos no site da Tiffany.


A Tiffany só usa imagens em alta resolução


2. Imagens inspiradoras ou motivadoras e botões call to action

Claro que o novo site da sua ourivesaria em Bragança ou Viana do Castelo não deve consistir apenas em fotografias. Botões call to action atrativos são necessários para mudar o pensamento do consumidor de “esta peça parece bonita” para “eu quero comprar esta peça”. Uma das melhores formas de inovar completamente é utilizar imagens motivadoras. Muitos websites conseguem fazê-lo com largos banners ou imagens que surgem na homepage ou landing page – e estas mostram pares felizes, depois do casamento, ou durante o pedido, um marido ou mulher a receber um presente ou até uma modelo a mostrar uma peça única de joalharia, como este exemplo da Boutique dos Relógios.


Imagens inspiradoras devem ser o foco da página


Junte estas imagens fortes a um botão que incite à compra – ou a ver mais pormenores – e os clientes não vão ser capazes de resistir. Os botões call to action também devem ser usados na página de cada um dos produtos, do carrinho de compras e em outros pontos cruciais, como nos contactos. Em vez de se ficar pelo básico “entre em contacto connosco” ou “compre já”, tente inspirar a ação: porque não optar por algo do género “encontre o anel perfeito hoje” ou “telefone para agendar uma consulta personalizada”?

3. Construção mobile friendly

Já o deve saber, mas cada vez mais pessoas estão a usar os telemóveis ou tablets para comprar produtos online, pesquisar informação sobre comércio local ou simplesmente aceder à internet. E isto aplica-se à compra de joias para qualquer ocasião: há um número crescente de consumidores que pesquisa produtos caros com o smartphone – muitas vezes, porque querem fazer pedir a namorada em casamento com um solitário ou surpreender o marido com botões de punho de luxo e manter tudo em segredo.

E por causa desta tendência crescente, passa a ser cada vez mais importante desenhar o website da sua ourivesaria ou boutique de joias de forma compatível com écrans de qualquer dimensão. Se o seu site exige fazer zoom, scroll ou plugins especiais para ser totalmente exibido, repare que poucos clientes passam lá algum tempo.


Site da Cartier é responsivo e bem organizado


A melhor forma de aumentar o número de visitantes da página online da sua loja de joias, através de telemóveis, é algo que se chama design responsivo. E esse webdesign envolve a escala automática dos conteúdos, para que se adequem a qualquer écran. E porque esta característica só depende da criação de um novo site ou adaptação do que já existe, apostar no mobile friendly vai manter os seus consumidores na página por mais tempo.

Em outros artigos, também já referimos que o Google vai promover os sites responsivos, por isso tem mais uma oportunidade de estar acima no ranking das pesquisas por alta joalharia ou relógios de luxo.

4. Organização e opções de navegação

Finalmente, o site da sua loja de joias deve ter uma estrutura e organização que faça sentido para quem o visita. Quer se trate de um website ecommerce ou apenas a montra online da sua loja no Algarve ou na Guarda, os menus e opções de navegação devem ser simples e fáceis de seguir. Se a página é confusa ou tem locais difíceis de encontrar, pode estar a afastar potenciais clientes.

Os melhores websites são sempre muito simples, com opções organizadas no topo. Por exemplo, se quiser criar uma landing page para anéis de noivado, deve mantê-la com links para a homepage, onde terá mais opções de peças (alianças, joias com gemas, entre outras). Mas ao invés de mostrar tudo isto no menu principal, deve colocar sub-secções que aparecem como ‘gavetas’, ou depois de alguém clicar no tema principal.

Menus devem funcionar com temas principais e sub-secções

Links para informações importantes – como número de telefone, morada, horário de funcionamento – devem ser extremamente acessíveis. Se isto não estiver à vista, o visitante pode abandonar o site sem concluir a compra e sem entrar em contacto consigo para comprar aquele alfinete de diamantes ou aquela pulseira com pedras incrustadas.

É preciso algo mais?

O sucesso da sua marca não depende apenas do aspeto do seu website; de facto, a maioria das grandes marcas de joalharia e até mesmo relojoaria vão muito mais além, com um Search Engine Optimization sólido, conteúdo bem escrito e outros elementos cruciais. Por isso, se está a considerar investir num novo design para o site da sua loja de peças preciosas, deve apostar também nestes outros fatores de diferenciação – da concorrência, que fica para trás, e nos motores de pesquisa, onde estará mais bem classificado. 

Tags:
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Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.
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