Houseparty: alerta para falha de segurança 🤳🔓
Categoria : Segurança Visitas: 4496 Tempo de Leitura: 5 Minutos
Tornou-se um verdadeiro sucesso nas últimas semanas, muito graças à quarentena voluntária ou imposta pelo surto da COVID-19. No entanto, depois de muitas horas passadas em videochamadas e em jogos, os utilizadores estão em pânico e a apagar as suas contas em massa.
Apesar de os seus criadores negarem qualquer falha de segurança na aplicação, milhares de utilizadores da Houseparty afirmam que houve um hack e estão assim a apagar os seus perfis.
Se nunca ouviu falar desta app – que hoje já é a principal trend no Twitter -, vamos explicar-lhe. Trata-se de uma aplicação muito simples que permite fazer videochamadas entre vários utilizadores em simultâneo, podendo estes também usufruir de alguns jogos nativos na aplicação. E à medida a que o mundo se foi fechando cada vez mais graças à pandemia, o sucesso da Houseparty foi crescendo exponencialmente.
Em jeito de resumo, a app sensação do momento permite aos seus users fazerem uma “festa em casa”, mas digital.
O problema é que muitos utilizadores têm dito, no Twitter, que viram as suas contas do Spotify, Paypal e dos bancos hackeadas depois de fazerem o download da aplicação. A Epic Games, proprietária da app – e que também está por trás de jogos de grande sucesso como o Fortnite ou o Gears of War – nega que tenha havido qualquer falha de segurança.
A verdade é que não há grandes evidências de que um hack tenha realmente ocorrido. Ao jornal inglês The Sun, um porta-voz da empresa afirmou que “não foram encontradas provas que relacionem a Houseparty e contas comprometidas em outras aplicações”. “Como regra geral, nós sugerimos a todos os nossos utilizadores que utilizem passwords fortes ao criarem contas online, em qualquer plataforma. Usem uma palavra-passe única para cada conta e usem um gerador de passes (…) em vez de usarem códigos pequenos e simples”, adiantou ainda a mesma fonte.
Tais afirmações não foram suficientes para acalmar os utilizadores, que continuam a fazer “delete” nas suas contas. Um deles chegou mesmo a incitar a um boicote total da aplicação, pois afirma que a sua conta do Spotify foi comprometida, bem como a do Snapchat. Um outro chega mesmo a falar em “fraude” e em hacks aos serviços de email presentes no telemóvel; mais grave ainda, outro user afirma que usou o mesmo email na Houseparty e no PayPal, de onde lhe foi retirado dinheiro.
Mas será que a aplicação foi mesmo comprometida?
Apesar de tudo aquilo que os utilizadores estão a dizer nas mais diversas redes sociais, com grande destaque no Twitter, existem várias explicações para este fenómeno e que não implicam um ataque em massa a quem utiliza a aplicação.
Em primeiro lugar, podemos estar a falar apenas de uma coincidência. O cibercrime está numa onda crescente e os hackers normalmente aproveitam-se da confusão para prosperar, muito mais quando estamos a viver uma pandemia a nível mundial.
É ainda possível que muitos destes users tenham sido apanhados por uma outra fraude que não envolva diretamente a Houseparty. Claro que a histeria típica das redes sociais tem sempre um papel importante a desempenhar aqui. Até porque muitos destes utilizadores estão a citar “amigos de amigos”, o que normalmente nos diz que se trata de fake news ou de mentiras espalhadas com ou sem intenção.
De forma simples, e se você utiliza esta aplicação, não precisa de ir a correr apagá-la. No entanto, se o quiser mesmo fazer, fique a saber que não é uma tarefa muito fácil. Os criadores da app esforçaram-se mesmo para evitar as saídas dos utilizadores.
No Iphone
Primeiro, tem de clicar na carinha sorridente no canto superior esquerdo do écran.
Verá que vai surgir um novo menu.
Depois, clique no ícone que surge também no canto superior esquerdo.
Irão surgir mais opções.
Clique na opção "Privacy".
É aqui que se definem todas as configurações de privacidade.
De seguida, opte por "Delete Account".
E prepare-se para mais alguns passos.
Se quiser mesmo apagar a app, clique na opção a vermelho: "Yes".
Nesta fase, ainda pode voltar atrás.
Por fim, terá de introduzir a sua password.
Normalmente, fica guardada no seu dispositivo. Escreva-a e clique em "OK".
Ainda será novamente questionado sobre se quer mesmo abandonar a app.
Se quiser voltar atrás, ainda pode: clique em "Nevermind". Se optar por apagar a aplicação, clique na opção "Delete" que vê a vermelho.
E ainda verá uma mensagem dos criadores, que se dizem “de coração partido”.
Em dispositivos Android e desktop
Uma vez que a app Houseparty para Android e para desktop não permite que apague a aplicação ou a própria conta, terá de enviar um email à equipa de suporte nesse sentido.
Assim, faça o seu pedido para o endereço [email protected] e escreva no assunto "Request to Delete Account".
Basta requerer que a sua conta seja apagada de imediato e não se esqueça de incluir o seu nome completo, o nome de utilizador que escolheu, o email utilizado e o número de telefone. Pode também pedir que lhe enviem um email de confirmação quando a sua conta for eliminada.
Convém que a mensagem seja enviada em inglês!
A verdade é que esta app tem sido um grande apoio para milhares – ou milhões – de pessoas em todo o mundo, que através dela conseguem sentir-se mais próximas dos seus familiares ou amigos durante este isolamento profilático a que a maioria de nós está sujeita.
Acima de tudo, o importante é que todos estejamos em segurança dentro de casa e no meio digital, fazendo sempre as escolhas mais acertadas!
Especialistas deixam alerta
A Houseparty foi lançada em 2016 pela Life On Air, depois de os seus criadores terem recebido 12 milhões de dólares de investidores de capital de risco. Três anos depois, o jogo Heads Up! de Ellen DeGeneres passou a fazer parte da app.
Em junho de 2019, a Epic Games comprou a aplicação por um valor que nunca foi revelado. E foi agora, em 2020, que a Houseparty ganhou verdadeiro sucesso, ao tornar-se a companhia diária para milhões de utilizadores em todo o mundo durante a quarentena.
A aplicação envia notificações aos seus users quando os seus amigos estão online. Para os especialistas em segurança online, tal pode não ter sido uma coincidência; estes acreditam que a segurança da app está comprometida – quer seja na sua infraestrutura, no software ou nos dados que armazena.
Apagar a aplicação ou continuar a usá-la: a escolha é sua, mas mantenha-se sempre informado quanto aos últimos dados sobre este tema.
Gostou do nosso Blog? Subscreva já!
Comentários
Artigos Relacionados
Categoria : Geral Catarina Sousa
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...
há 4 anos | Visitas: 8807 | Leitura: 4 Minutos
Ler mais..Categoria : Redes Sociais Catarina Sousa
EUA querem banir a app TikTok
Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...
há 4 anos | Visitas: 6929 | Leitura: 3 Minutos
Ler mais..Categoria : Geral Catarina Sousa
Fake News: saiba como as detectar
Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...
há 4 anos | Visitas: 7453 | Leitura: 5 Minutos
Ler mais..