Novidades e dicas sobre o Facebook 📲
Categoria : Redes Sociais Visitas: 2785 Tempo de Leitura: 10 Minutos
É verdade: na mesma altura em que lança uma nova moeda digital, o Facebook anuncia também novidades na forma como apresenta os comentários aos utilizadores. E, como sabemos que cada comentário tem particular importância para aumentar o engagement da sua página, deixamos-lhe também alguns truques para que saiba quando e o que publicar – e tudo para melhorar o alcance orgânico das suas publicações.
Mas vamos começar pelo princípio. Sempre que entra na maior rede social do mundo e se depara, por exemplo, com uma notícia, que tipo de comentários lhe são mostrados primeiro? Mesmo que não esteja muito a par deste tema, já deve ter reparado: normalmente, em primeiro lugar, vê os comentários feitos por alguém que faz parte dos seus amigos.
Depois, a lista continua com os comments com mais likes ou respostas.
Sabia que há um ranking para os comentários?
Com o novo algoritmo para o feed de notícias, a plataforma de Mark Zuckerberg quer continuar a encorajar os utilizadores a comentar e deixar reações, mantendo-os lá por mais tempo. Desse modo, sempre que possível, responda aos principais e mais relevantes comentários deixados nas publicações da sua página. Isso irá aumentar o engagement com os seus fãs.
Sim, existe um sistema de ranking no Facebook, tal como acontece com o motor de pesquisa Google, que determina a ordem pela qual os comentários vão ser exibidos. É por isso que, com a criação dos emblemas de “Maior Fã” ou “Melhor Contribuidor”, a ordem a que estávamos habituados altera-se.
Claro que também existem outros fatores a ter em conta. Mesmo que dois comentários tenham o mesmo número de gostos, há uma ordem a ser seguida. Tal como acontece com o feed de notícias, e para aumentar a qualidade e relevância do conteúdo, o Facebook junta agora mais dois requisitos para que um comentário seja exibido primeiro, sendo eles:
- Gerar interações da própria página ou da pessoa que fez o post original;
- Os comentários ou reações são de pessoas amigas do utilizador que fez o post original.
A gigante tecnológica garante que vai continuar a ter em conta todos os sinais, para que não se exibam de forma proeminente comentários de fraca qualidade – sim, mesmo que sejam feitos pela pessoa que, originalmente, criou a publicação ou os seus amigos.
Como melhorar o engagement?
Então, se quer melhorar o envolvimento dos seguidores com a sua página através de um maior número de comentários – e a Indigit recomenda que o faça, pois isso aumenta o alcance – deve sempre responder àquilo que irá espoletar mais discussão e levar outros utilizadores a deixar um like ou a comentar.
Mas, se quer realmente entender todos os benefícios desta estratégia, necessita de conhecer também todos os outros elementos que dão origem a este sistema de ranking.
Como funciona o ranking?
Bem, isso depende. Se a sua página tiver muitos seguidores, o Facebook vai automaticamente organizar os comentários pela relevância – ou seja, vai dar mais destaque aos que tiverem mais respostas e likes. Tal pode também suceder nas páginas com menos fãs, mas normalmente não é necessário dado o baixo volume de comentários.
Simultaneamente, os comentários também podem ser organizados por ordem cronológica. Manualmente, pode fazê-lo. Mas, se esta ordem por relevância estiver ativa, o Facebook diz que utiliza os seguintes sinais para a determinar:
- Integridade. Este é um ponto básico. Se um comentário violar as regras da comunidade, o sistema vai removê-lo. Além disso, se se tratar apenas de um chamariz para atrair likes (o chamado engagement bait), o mais provável é que o mesmo também seja removido.
- Perceção dos utilizadores. Já se deve ter deparado com aqueles pequenos inquéritos levados a cabo pelo Facebook. Pois bem, saiba que a empresa norte-americana leva as respostas muito a sério. Estas são mesmo usadas para ajudar o algoritmo a selecionar não só os comentários mais relevantes mas também as publicações no feed. Se a maioria considerar que quer ver um determinado tipo de comentário, esse é um fator a ter em conta.
- Engagement. Tal como já referimos, as reações e as respostas são fundamentais para a organização e exibição dos comments. E, como o Facebook quer sempre aumentar as interações entre os posts e os utilizadores, faz sentido mostrar primeiro aquilo que vai fazer com que haja, precisamente, mais interação.
Claro que existem outros fatores relevantes, mas esses podem ser controlados pelos administradores das páginas. Estes podem, por exemplo, esconder ou apagar completamente os comentários – algo muito útil quando se trata de links com spam, conteúdo sem qualquer ligação ao tema do post ou que simplesmente não contribuem para mais conversas.
E os riscos para as marcas?
Claro que é preciso uma cautela adicional no momento em que se decide esconder comentários (a opção mais segura) ou apagá-los completamente. No primeiro caso, apenas o público geral deixa de os ver, estando ativos e visíveis para a pessoa que os fez e as suas conexões. Já na eventualidade de apagar um comentário, a sua marca pode sofrer com ataques de fúria de quem o escreveu e até com acusações de discriminação ou censura.
Todo o cuidado é pouco! Tenha sempre em consideração a intenção da pessoa que comenta.
Quais os momentos-chave para fazer posts?
De acordo com um guia lançado este mês pelo Facebook, nesta era moderna a forma como as pessoas se conectam e interagem mudou – e não apenas do ponto de vista tecnológico. Nesse relatório, é dito que quem trabalha na área do marketing e das redes sociais deve mesmo tomar atenção redobrada no que toca a eventos e celebrações, uma nova forma de a população se relacionar.
“Entramos numa altura em que as pessoas esperam mais relevância e experiências personalizadas em todos os momentos. Os marketeers e as agências não podem, simplesmente, ter uma solução igual para todas as marcas e um agendamento de posts. Neste mundo, em que tudo é pensado ao pormenor, há uma maior complexidade para quem faz publicidade, mas também mais oportunidades para criar relações com significado entre as pessoas e as marcas nos momentos mais importantes”, lê-se no documento.
Na base deste report está o facto de ser precisamente por causa das aplicações e das ferramentas mais modernas, e já não por causa de grandes eventos, que as pessoas celebram. Os pequenos acontecimentos servem, agora, para segmentar melhor as campanhas de marketing e chegar mais facilmente ao público-alvo.
Caso queira perceber melhor como funciona este nicho, e como chegar mais facilmente ao seu público-alvo, pode analisar este artigo da equipa do Facebook e cujo resumo a Indigit traz até si.
Ao longo dos últimos anos, fala-se cada vez mais de casamentos, lua-de-mel, pequenas festas, mudanças de profissão ou de vida. Já reparou nisso, quando vê o seu feed? Em primeiro lugar, esta rede social oferece uma visão sobre como define os momentos-chave em que é necessário focar, separando-os por importância e categorias.
Pode vê-los em pormenor no gráfico abaixo:
Cada um destes momentos cria diversas oportunidades para que as marcas criem conexões – se os responsáveis por estas souberem os principais interesses da sua audiência.
Ao aliar-se a estes eventos, pode trabalhar para estabelecer ligações mais fortes com o seu público, com base nos elementos fundamentais que mais interessam aos seus clientes. Ainda neste relatório, o Facebook dá exemplos específicos de vários tipos de eventos e inclui notas sobre a sua importância e relevância.
Como pode ver, cada momento tem os seus indicadores de marketing e notas que ajudam as empresas a perceber como é que podem – e devem – estar alinhadas com os gostos da audiência, em momentos fulcrais como este, e nas suas campanhas.
O que é que isto significa para a equipa de marketing?
Adicionalmente, o Facebook também oferece anotações específicas sobre cada categoria.
- Abrace o que é familiar. Atividades diárias são regulares e previsíveis – e são aquelas com que toda a gente se identifica. Entender os sinais diários permite aos marketeers chegar às pessoas da forma certa, combinando um conhecimento profundo sobre o dia-a-dia dos clientes e a inspiração que estes procuram. Uma marca pode afirmar-se como uma fonte segura para quem procura, por exemplo, recomendações.
- Pense na comunidade. As marcas têm a oportunidade de juntar pessoas todos os dias. Considere a possibilidade de valorizar e tornar-se um aliado de peso na comunidade, ou uma voz ativa de uma causa que afete esse grupo de pessoas de forma regular ou frequente. Os grupos no Facebook ajudam a fortalecer estas relações, não só dentro como também fora da plataforma.
- Esteja onde estão os seus clientes. Durante a semana ou ao fim de semana, os nossos telemóveis estão constantemente a emitir notificações. Para se conectar de forma efetiva com as pessoas durante as duas rotinas diárias, otimize as suas campanhas em todas as plataformas em que a sua marca estiver representada. Isto pode levar a mais e melhores resultados, com base nos objetivos que definiu para cada uma delas. Encontre-se com a sua audiência onde quer e quando quer que ela esteja online.
Esta é a estratégia certa a adotar: alie-se aos momentos mais relevantes, para que possa trabalhar para tornar a sua marca mais importante para as vidas dos seus clientes. Já não se trata apenas de promover a empresa de forma altamente abrangente, mas também de se focar nos aspetos mais pequenos e na forma como a sua audiência vive – alinhando-se melhor com os seus interesses.
Este documento vai ainda mais além: fala também de olhar para os eventos sazonais e que possam relacionar-se com o foco da sua empresa ou produto. Existem também mais algumas considerações interessantes: ao tornar-se mais específico, e mais em contacto com os interesses do seu público-alvo, pode tornar-se parte integrante e ativa destes momentos.
Em jeito de resumo, as notas a reter deste relatório são estas:
- Construa uma audiência e use-a para determinar o melhor momento para a alcançar; faça crescer esse alcance ao tirar partido da criação de públicos semelhantes.
- Crie mensagens que se destacam. Uma vez determinada a importância dos momentos na vida do seu público, use esse conhecimento para melhorar a estratégia e dar asas à imaginação. Encontre a chama criativa que irá ajudar a impulsionar os objetivos do seu negócio.
- Produza conteúdos para onde as pessoas estão. Destaque-se e supere as expectativas das pessoas que esperam 100% de tudo. As marcas devem encontrar as pessoas onde elas estão, através dos meios que elas preferem (quer seja no Facebook ou em outra qualquer plataforma de social media).
Não sendo este um guia passo a passo, obviamente não estão aqui explanados todos os pontos necessários para criar as suas campanhas. Mas esta é uma forma muito eficaz de melhor entender como funciona o mundo do marketing e da publicidade de hoje em dia, além de ajudar a criar um plano mais focado nos seus potenciais clientes.
Considere cada detalhe em todos os momentos, a experiência mais humana para lá dos banners ou dos anúncios. Foque-se nos nichos que podem catapultar a sua marca e criar relações fortes com a audiência. Por fim, pode sempre usar a ferramenta disponibilizada pelo Facebook para criar um público semelhante e encontrar pessoas que procuram a mesma coisa que os seus atuais clientes.
Caso tenha dúvidas ou necessite de ajuda para otimizar a presença da sua empresa nas redes sociais, fale connosco!
Gostou do nosso Blog? Subscreva já!
Comentários
Artigos Relacionados
Categoria : Geral Catarina Sousa
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...
há 4 anos | Visitas: 8602 | Leitura: 4 Minutos
Ler mais..Categoria : Redes Sociais Catarina Sousa
EUA querem banir a app TikTok
Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...
há 4 anos | Visitas: 6856 | Leitura: 3 Minutos
Ler mais..Categoria : Geral Catarina Sousa
Fake News: saiba como as detectar
Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...
há 4 anos | Visitas: 7371 | Leitura: 5 Minutos
Ler mais..