Segredos do Instagram que os adolescentes conhecem – e os adultos não 🤳 🤷

Segredos do Instagram que os adolescentes conhecem – e os adultos não 🤳 🤷

Categoria : Redes Sociais Visitas: 7583 Tempo de Leitura: 5 Minutos

Certamente nenhum de nós ficaria surpreso se soubesse que os adolescentes – ou utilizadores até aos vinte anos – têm um guia secreto sobre como utilizar o Instagram. Quer estejamos a falar de saber como ter mais gostos, partilhar fotografias bonitas ou interagir com seguidores, a verdade é que o público mais jovem parece saber mais sobre esta rede social que a maioria dos utilizadores.

Então, olhamos para algumas contas e vimos exatamente o que é que lhes dá tanto sucesso – e como pode aplicar estas táticas à sua própria marca.

Eles sabem como contornar o sistema

Este truque foi descoberto num dos posts de Kylie Jenner, irmã de Kim Kardashian, celebridade mundial e uma das mais jovens milionárias de sempre graças à sua linha de maquilhagem. A maioria dos comentários nas suas fotos inclui “LB”, “CB”, “FB” ou “First”, que significam: Like Back, Comment Back, Follow Back e First, que quer dizer que o utilizador quer gostos na foto mais recente. Em Portugal, o mesmo sistema aplica-se também com hashtags em português.


O "LB" nos comentários significa que haverá uma troca de likes


Muitos daqueles que utilizam o Instagram comentam nos posts de celebridades precisamente para conseguirem likes, comentários e mais seguidores. Se vir que alguém comenta “LB” e colocar um gosto na última imagem dessa pessoa, pode esperar que ela devolva o favor.

Alguns especialistas em redes sociais fizeram uma experiência e deixaram um comentário num post de uma figura pública. Resultado? Em poucos segundos, a última foto recebeu mais de dez likes e dois novos seguidores. O segredo? O algoritmo do Instagram.

E é precisamente o algoritmo que mostra aos utilizadores os posts com mais relevância, ou os que forem mais interessantes para eles, ao invés de os ordenar cronologicamente. Tal é determinado pelo plataforma gerida pelo Facebook de acordo com fatores como timing e engagement.


O público mais jovem parece saber mais do Instagram que os mais velhos


Com o alcance orgânico em declínio constante, os adolescentes perceberam que quanto mais likes e comentários tivessem nas suas fotos, mais facilmente serão recordados pela sua audiência (os amigos). Se a sua marca está a passar por esta queda no alcance, tente este truque. Mas não se esqueça que os outros utilizadores – os seus atuais ou potenciais clientes – podem ver o que está a fazer. Garanta que a sua empresa está a deixar likes e a fazer comentários em conteúdo apropriado.

Eles não têm medo do excesso

Comportamentos exagerados – seja uma reação ou uma resposta altamente emocional – é algo típico dos adolescentes. Eles não se coíbem de partilhar como se sentem ou o que estão a fazer, e a sua crescente aproximação ao Instagram reflete isso mesmo. Ao contrário de algumas marcas, os teenagers não têm medo de correr riscos; nem na vida real, nem online.

Se estiveram a celebrar algo, ou se estão aborrecidos, eles normalmente não tentam escondê-lo. E é esse desenvergonhado e emotivo conteúdo que os faz ter altas taxas de engagement.

Evocar algumas emoções pode, realmente, aumentar as hipóteses de ver a sua mensagem partilhada. Quando as pessoas se sentem tocadas ou inspiradas, algumas das áreas do cérebro são ativadas – e isso melhora a transmissão social.


Os adolescentes não têm medo de mostrar os seus sentimentos online


As emoções têm, efetivamente, um papel crucial no engagement gerado nas redes sociais, e os adolescentes não têm receio de o testar. Além disso, os sentimentos reais ajudam a passar uma mensagem de autenticidade à sua audiência. Ser sempre muito positivo é altamente irrealista, e os utilizadores destas plataformas sabem-no. No entanto, adicionar um pouco de conteúdo real e personalidade ao seu feed do Instagram de vez em quando é importante para perceber como o público reage.

Eles editam as próprias fotos

Enquanto o público teen adora partilhar conteúdo autêntico, ele quer também garantir que as fotografias seguem um determinado estilo. A estética é tudo e se o tipo de foto ou vídeo não for consistente com a aparência geral, não vai ser publicado.

Há algumas semanas, Mariana Machado, do blog Double Trouble, explicava numa story no Instagram como é que editava as suas fotos do feed. Isto depois de as suas seguidoras lhe perguntarem qual era o seu programa preferido para editar e se utilizava presets. A blogger acabou por explicar que usa o Adobe Lightroom e que, apesar de não ter filtros definidos, tenta fazer com que as suas fotografias fiquem sempre com os mesmos tons alaranjados ou rosados.


Mariana Machado, do blog Double Trouble, tem um feed sempre com as mesmas cores


Esta é uma prática recorrente quer em contas de celebridades, influencers ou instagramers, quer em contas de pessoas que, não sendo nada disto, já contam com uma grande base de seguidores. Experimente fazer o mesmo para perceber se tem, ou não, influência sobre o seu público-alvo.

Eles trabalham em grupo

Se precisa de uma lição de lealdade, não vá mais longe e veja as contas dos adolescentes que conhece (ou não, mas que são públicas). Sempre que um amigo faz um post, eles vão gostar e/ou imediatamente comentar para mostrar o seu apoio. Num estudo feito por experts, uma adolescente explicava que tinha um grupo com os amigos onde avisavam todos os participantes sempre que postavam uma foto. Dessa forma, todos podiam ir comentar com emojis – corações ou chamas – ou simplesmente deixar algumas palavras de apoio. Tudo ajuda a gerar engagement.

Além destes grupos de fiéis amigos, muitos adolescentes fazem parte de instagram pods. Um Insta Pod é um grupo secreto de utilizadores que unem esforços para gostar e comentar posts uns dos outros, e dessa forma gerar mais envolvimento na plataforma. Estes sub-grupos trabalham através de mensagens secretas entre users e marcas relevantes.


Os adolescentes entram em grupos para aumentar likes e comentários


Por exemplo: uma marca de vestuário pode estar no mesmo grupo com outras. Quando uma faz um post, é expectável que todos os restantes membros do grupo façam like ou deixem um comentário.

A chave para entrar nestas “vagens” é encontrar os influenciadores certos para o seu ramo de negócio. No site Buzzsumo, por exemplo, encontra uma ferramenta de pesquisa de influencers. Basta, para isso, pesquisar por palavras-chave e terá uma lista completa de personalidades influenciadoras no Instagram.

Depois de reunir uma lista de potenciais membros para um pod, entre em contacto com eles para começar a trabalhar. E, não se esqueça: se está à espera dos likes mas nunca deixa outros em troca, será convidado a abandonar o grupo.

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Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.
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