Transformação digital: a blockchain e os ecossistemas digitais 🖥️
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A blockchain já está a ser usada em Portugal para guiar as empresas e organizações na adoção de ecossistemas digitais. Mas, enquanto estes ecossistemas já existem de uma forma ou de outra há algum tempo, a vertente digital vem mudar todo o paradigma.
Da energia à música, das empresas públicas ao setor privado, cada vez mais empresas têm adotado esta forma de atuar com o objetivo de medir de forma mais eficaz e cortar custos desnecessários, enquanto se automatizam processos.
Os ecossistemas digitais ultrapassam a totalidade das suas conexões; eles são complexos, adaptáveis, aprendem e organizam-se. Exemplos como a Uber ou o Airbnb mostram-nos que a reinvenção de modelos de negócio já existentes em novas plataformas podem alcançar um enorme sucesso. E é aqui que a blockchain entra: ela dota cada um destes modelos de negócios da capacidade de unir todas estas linhas, enquanto suporta os seus princípios económicos fundamentais.
Este modelo é tão universal e aplicável a tantos ramos de negócio que tal reflete-se no top 10 das empresas internacionais que têm como base a capitalização máxima. Oferecendo novas possibilidades de interação entre pessoas – e tornando negócios já existentes em algo obsoleto ou ineficaz – a blockchain representa, assim, um papel altamente relevante nos tempos que correm.
O que é um ecossistema digital com a blockchain ativa?
Trata-se de uma rede de valor que agrega tecnologias digitais e técnicas de descentralização de dados. Estes ecossistemas têm ainda mais vantagens graças às capacidades únicas da blockchain, tais como: gestão de propriedade, proteção de dados mais eficaz, colaboração peer-to-peer e gestão distribuída.
Estas redes podem ser altamente complexas, dado que possuem diversas facetas. Existem quatro grandes aspetos que caracterizam um ecossistema digital com uma blockchain ativa, sendo eles:
- Organização e gestão: todo o grupo de organizações que estabelece políticas de ação e fornece uma visão alargada sobre a economia e a capacidade de desenvolvimento do ecossistema.
- Operações do ecossistema: a plataforma em que a rede opera deve cobrir duas grandes áreas, sendo uma delas o desenvolvimento diário e road maps técnicos, e a outra o suporte operacional que deve estar sempre atualizado.
- Programas de membros: o ambiente em que o ecossistema da blockchain opera. Participantes, observadores e outros papéis, que trocam valor dentro da rede.
- A plataforma: a infraestrutura original da blockchain e todas as suas necessidades tais como a cloud, entre outras.
E são estes ecossistemas digitais, que adotaram a blockchain, que estão em constante crescimento e implementados em várias indústrias. Redes colaborativas e inclusivas para todos os segmentos de uma empresa, melhorar a ineficácia das cadeias logísticas e trazer inovação. Esta é a grande visão desta nova forma de operar – que a indústria da aviação norte-americana, a título de exemplo, já veio corroborar, dizendo que ao usar a blockchain pode poupar-se na manutenção, reparação e custos em cerca de 5% ao ano.
Claro que cada indústria utiliza esta tecnologia da forma mais proveitosa para si. O ramo farmacêutico e o dos seguros não poderão, por motivos óbvios, trabalhar da mesma forma.
As recomendações
Construir estes ecossistemas não é uma tarefa simples. Talvez será até mais difícil do que perceber que a tecnologia está a unir os mais diversos stakeholders de várias empresas. Vejamos, agora, algumas recomendações praticas se tenciona passar da teoria à prática:
- Desmistificar a blockchain nas empresas e junto dos líderes. A blockchain está no seu auge, disso não há dúvidas, e há muitos equívocos relativamente ao que esta tecnologia pode trazer aos negócios. É importante explicar aos líderes-chave, seja por que meio for, todo o potencial tecnológico que ela traz às empresas. Os resultados também estão à vista; basta mostrá-los.
- Esquecer palavras abstratas e confusas. Não é preciso falar de descentralização ou trust system. É importante demonstrar que a blockchain pode ajudar a superar desafios e abrir novas oportunidades para as empresas.
- Procurar novas formas de valor. As empresas não se podem focar apenas nas relações business 2 business, ou seja, de profissionais para profissionais, mas sim encontrar o equilíbrio com outros modelos de negócio. E lembre-se que o valor não é sempre monetário: ele pode incluir a reputação e a informação, por exemplo. Em alguns casos, estes aspetos podem ser igualmente valiosos ou até a parte mais importante num ecossistema digital. Uma marca com boa reputação terá sempre melhores resultados!
- As ideias não têm de partir só de si. Pode beber inspiração a outras empresas dentro ou fora do seu ramo de atuação. Pode aprender mais sobre a sua jornada de transformação e até adotar algumas estratégias que também se adequem ao seu próprio negócio.
- Crie uma visão atrativa. Os ecossistemas com base na blockchain requerem uma estrutura e um road map que suporte e antecipe todas as necessidades presentes e futuras.
- A blockchain é apenas um componente do ecossistema. O número e a densidade de conexões entre pessoas, organizações e coisas estão a crescer de forma exponencial e, enquanto a blockchain assume um papel essencial no ecossistema digital, há também outras tecnologias que são vitais para a viabilidade do negócio.
- Estes ecossistemas são inconstantes. Os ecossistemas digitais que utilizam a blockchain são muitas vezes fragmentados e a sua implementação é altamente complexa, o que pode torná-los confusos, enganadores e difíceis de analisar.
- Pensar bem no modelo de negócio. Não fique à espera que o seu ecossistema tenha exatamente as mesmas motivações, considerações legais, económicas e operacionais que a concorrência. É importante pensar bem no modelo de negócio e de ecossistema que pretende.
- Apostar na relevância. É importante não se deixar levar pela tentação de agir rapidamente sacrificando a relevância para o seu negócio. Esse é um erro crasso que deve evitar a todo o custo. Construir um ecossistema digital requer uma perceção clara de como os dados se desenvolvem e como se integram em todo o processo do negócio.
A blockchain pode ser uma poderosa arma para o arsenal digital da sua empresa. No entanto, como qualquer tecnologia, uma estratégia de negócio continua a ser fundamental para perceber como e quando é que estas capacidades tecnológicas podem ser aplicadas.
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