Dicas de marketing digital que a sua concorrência provavelmente não conhece 🤫
Categoria : Marketing Visitas: 2049 Tempo de Leitura: 4 Minutos
Sente que está a ficar atrás dos seus concorrentes?
Se tem uma empresa, principalmente se for pequena, é muito fácil sentir-se assim. Afinal, não tem capacidade para contratar um exército de marketeers digitais para estar sempre a par das últimas tendências.
Mas isso não significa que não se pode tornar num exército de uma só pessoa.
As suas armas são o seu conhecimento. Depois de ler este artigo, será capaz de escolher as suas táticas e derrotar a concorrência.
Estas dicas são populares porque, efetivamente, funcionam – mas apenas se souber como, porquê e quando as usar.
1. Não esteja em demasiadas redes sociais
É um erro muito comum nas empresas mais pequenas ou recentes: fazer tudo de uma vez só, sem qualquer experiência.
Imagine o seguinte cenário: cria 10 contas em redes sociais. Prepara uma campanha pay per click. Tem um agendamento rigoroso para os posts no blog sobre tópicos que ainda não domina completamente. E o pior de tudo é que nunca usou metade dessas plataformas no passado! Soa-lhe familiar?
Se sim, é momento de parar! O pior erro que pode cometer é tentar controlar muitas redes de uma vez. Mas a lição a reter é: menos é mais. Quando está a começar o negócio ou a passar para o meio digital, o foco e a consistência devem ser os seus principais objetivos.
Se tentar lançar demasiadas campanhas em simultâneo, será difícil determinar qual delas teve mais sucesso.
Ser consistente nas redes sociais e na forma como lança artigos no blog vai trazer-lhe seguidores fiéis e, em última instância, clientes fidelizados. O SEO também deve ser coeso, para que poupe dinheiro em campanhas pagas.
2. Encontre o seu lugar na social media
A maioria dos empresários sabe que tem de estar nas redes sociais, mas arrisca demasiado ao entrar em muitas ao mesmo tempo – como vimos anteriormente.
Para a maioria das marcas, isso pode resultar em desastre. O seu objetivo deve ser encontrar o seu lugar nessas plataformas, pelo que no início não deve sair da zona de conforto.
Depois de perceber melhor como as redes funcionam, perceba que interações está a receber. Por exemplo, se o Instagram não lhe dá engagement suficiente, foque-se numa plataforma que lhe dê. Gostos, partilhas e comentários são o objetivo: fique onde os consegue encontrar mais facilmente e onde a sua audiência realmente está.
3. Marketing de influência
O influencer marketing é relativamente recente no reino do marketing digital. De facto, a maior parte da sua concorrência pode até nunca ter ouvido falar disto!
E, para os concorrentes que sabem do que se trata, eles podem estar a ir na direção errada – porque esta estratégia é muito poderosa se for usada da forma certa.
E o que é isto?
O marketing de influência significa atingir diretamente o seu público-alvo, pagando ou inspirando pessoas influentes do seu nicho a falar sobre a sua marca.
Quando se trata de utilizadores de redes sociais, os influencers são basicamente as referências mais fortes que a sua empresa pode receber.
Nos Estados Unidos, um estudo revelou que 30% dos consumidores comprariam mais facilmente um produto recomendado por um ou uma blogger e não por uma celebridade.
Esta tática é especialmente eficaz nos millennials (população entre os 18 e os 35 anos), já que 70% destas pessoas são realmente influenciadas pelas recomendações que veem quando tomam a decisão de comprar.
Assim, deve sempre estar atento aos potenciais influenciadores no seu nicho de mercado, se quer criar engagement com o seu público-alvo e dar visibilidade à sua marca.
Então, o que é que a sua concorrência pode estar a fazer de errado?
Muitos empresários ainda pensam que um número elevado de guest blogging (uma forma de marketing de influência) e muitos backlinks vão melhorar o SEO e atrair tráfego.
Tal já foi verdade, mas agora mudou. As pequenas empresas devem ter muito cuidado com estas práticas, que já foram detetadas e punidas pelo Google – e isto não é o que você quer para a sua empresa.
Claro que o guest blogging não é uma má prática – mas deve ser feita com conta, peso e medida. Neste aspecto, os principais pontos a focar devem ser: promoção da marca, criação de credibilidade ao ter apoio de grandes nomes no meio e entrar em novas comunidades.
4. A regra dos 80-20 para o conteúdo
Esta regra é simples: 80% do seu sucesso vem de 20% dos seus esforços. Ela aplica-se a tudo, incluindo no conteúdo que produz – e este pode ter variadas formas, como vídeos, webinars, posts no blog, infografias...
Como aplicar esta regra?
É muito fácil: 80% do conteúdo criado deve comunicar valor – serviços ou produtos únicos, recentes, relevantes e que resolvam os problemas do público - e 20% deve ser promocional.
A maioria das empresas faz isto ao contrário, focando-se principalmente nas vendas e muito menos em conteúdos de qualidade ou com informações que interessam ao consumidores.
Se não está convencido, saiba que as empresas com blogs, por exemplo, geram cerca de 70% mais leads do que as empresas que não têm esta opção.
Outras vantagens de ter um blog incluem gerar tráfego de qualidade, acrescentar um toque humano à marca, fidelizando clientes, e o custo baixo desta prática – em comparação com outras.
Como vê, a melhor forma de ultrapassar a concorrência é utilizar corretamente estas práticas já testadas e que realmente funcionam.
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