👨‍💻 Três truques para melhorar o seu SEO

👨‍💻 Três truques para melhorar o seu SEO

Categoria : Marketing Visitas: 2126 Tempo de Leitura: 4 Minutos

Uma das primeiras recomendações – que se aplica a empresas de qualquer dimensão – é: analise a base da estratégia de SEO ao perguntar “o que é que os motores de pesquisa vão tentar alcançar?”.

A resposta, em qualquer caso, é que o algoritmo orgânico tenta encontrar as mais relevantes e úteis respostas a toda e qualquer pergunta feita – isto é, dar ao utilizador a melhor experiência possível.

Estes mecanismos de procura não ganham qualquer dinheiro por cliques orgânicos, por isso precisam de se tornar o mais relevante possível, respondendo às questões dos visitantes e fazendo com que as pessoas continuem a voltar de forma orgânica – e, por consequência, mantêm um alto volume de receitas vindas da publicidade.
E como é que estes sites – como o Google, ou o Bing – determinam estas características? O algoritmo encontra websites relevantes olhando para três grandes áreas.

1. Otimização técnica - o motor de pesquisa consegue ler o seu site e os seus visitantes terão uma boa experiência ao visitá-lo?

No sentido de dar ao visitante uma melhor passagem pelo seu website, e para que os motores de pesquisa saibam precisamente do que é que lá se fala, o seu SEO técnico tem de ser sólido.

Ter um código limpo, imagens e tags otimizadas, indexação apropriada e um mapa de site são a chave para que Google e afins sejam capazes de o ler apropriadamente.

Ter uma velocidade de página decente é fundamental para evitar as constantes interrupções – tal é um verdadeiro sinal vermelho! As tags nos sites não servem só para encher com palavras-chave, mas para permitir aos motores de busca entender o que aqueles contêm, e que informação será dada ao visitante.

Este é o ponto mais básico do Search Engine Optimization, mas será sempre de extrema importância para construir qualquer tipo de visibilidade orgânica.

2. Conteúdos no website – qual é o assunto da sua página e qual é a força e relevância do que lá está escrito?


Isto tem uma enorme influência – e é por isso que há já muito que acabaram os tempos de entupir conteúdos com palavras-chave.

É incrivelmente importante ter conteúdo relevante e user friendly no seu website. Pergunte a si mesmo: quando chega à sua homepage, ela faz realmente um bom trabalho a dizer exatamente o que é a sua empresa faz? Pense nela como a montra da sua loja online, pelo que deve dar claras instruções aos visitantes sobre o seu negócio e o que pode fazer no website. Escrever conteúdo também é fulcral.

Os motores de pesquisa estão cada vez mais inteligentes a reconhecer texto que não seja natural ou que seja uma duplicação manipulativa, e a tendência é a apertar cada vez mais o cerco a estes casos. Em vez de tentar encontrar novas formas de ‘enganar’ os motores de busca, foque-se apenas em escrever conteúdo que seja único, atraente e útil para a sua audiência. Fale-lhe sobre os seus produtos ou serviços, responda inteiramente às FAQs (Frequently Asked Questions) e considere todas as outras informações que pode fornecer e que sejam relevantes.

Questione-se: se sou reconhecido no meu ramo de atuação ou nicho de mercado e desejo estar no topo dos rankings orgânicos, que conteúdo posso eu dar que cimente a minha posição de líder? Tal não é apenas essencial para o SEO; isto também significativamente melhora as suas taxas de conversão quando se foca no que tem mais relevância.

3. Portfólio de backlinks – a restante indústria também o considera relevante?

Esta é provavelmente a parte mais incompreendida do Search Engine Optimization. Sim, os motores de busca olham para os links que apontam para o seu site para perceber quão importante ou popular é para a indústria, mas a qualidade acima da quantidade é essencial.

E isto faz sentido quando voltamos o nosso foco para a relevância. À semelhança do que já dissemos, o Google ou outras ferramentas de pesquisa online estão a melhorar a forma como identificam links antinaturais ou manipulados, por isso convém que esteja totalmente defendido contra qualquer novo update ao algoritmo, focando-se em ganhar backlinks – ao invés de os ‘plantar’.

Claro que peças fortes de conteúdo tais como centros de recurso, infografias e blogs contemporâneos, ajudam a ganhar links que direcionem para o seu website, mas este terceiro pilar do SEO requer uma abordagem um pouco mais proactiva e integrada com outros canais digitais.

Aumente a sua presença nas redes sociais para partilhar conteúdos, inclua infografias na sua newsletter, interaja com outros líderes do ramo com debates, entrevistas ou parcerias.
Se o número 2 se refere ao conteúdo, o número 3 é muito sobre marketing de conteúdo.

Terminando com mais uma nota sobre os backlinks: garanta que os links internos fazem sentido para o funil e apontam para as páginas certas, e que qualquer página danificada que receba links seja devidamente redirecionada. Ajude os motores de pesquisa a perceber porque é que e onde é que o seu negócio é relevante.

Se precisa de ajuda para melhorar o SEO fale connosco!

Tags:
seo
marketing
3 dicas seo
3 seo tips

Pedro Martins's Posts

Pedro Martins

Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.
Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa

Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...

há 4 anos | Visitas: 8807 | Leitura: 4 Minutos

Ler mais..
EUA querem banir a app TikTok
Categoria : Redes Sociais  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
EUA querem banir a app TikTok

Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...

há 4 anos | Visitas: 6929 | Leitura: 3 Minutos

Ler mais..
Fake News: saiba como as detectar
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Fake News: saiba como as detectar

Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...

há 4 anos | Visitas: 7453 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..