Dicas simples para usufruir da VPN na sua empresa 🖥️🌐
Categoria : Geral Visitas: 3185 Tempo de Leitura: 4 Minutos
Estamos em 2020 e, convenhamos, é já muito habitual para as empresas usarem uma rede virtual privada, ou VPN, para manter os seus dados seguros e a salvo de cibercriminosos. No entanto, nem todas as empresas estão a levar a cabo as melhores estratégias para usufruir ao máximo dos serviços que utilizam diariamente.
Muitas vezes, vemos até firmas que investem na infraestrutura de cibersegurança, mas que acaba por comprometer os dados e informações privadas ao utilizar a tecnologia de forma errada. Assim, a Indigit fez uma compilação de cinco dicas muito simples e fáceis de implementar em qualquer empresa, de forma a tirar o máximo partido deste serviço e garantir a segurança das suas comunicações online.
1 – Não use uma VPN gratuita
Geralmente, todos os serviços gratuitos que providenciam redes virtuais privadas não são adequados para serem usados pelas empresas. Regra geral, são lentos e pouco confiáveis, o que pode afetar de forma negativa a produtividade dos seus funcionários.
Este tipo de serviço grátis normalmente dá dinheiro aos seus criadores ao mostrar publicidade; pior ainda, pode ser rentável ao recolher dados que a sua empresa está a tentar que se mantenham anónimos.
É incrivelmente fácil encontrar um fornecedor que não cobre nada pelo serviço, e acabar por optar por este caminho pode de facto ser tentador – principalmente para quem tem um baixo orçamento para alocar a este tipo de necessidade. Ainda assim, mesmo sendo gratuito, será muito mais prejudicial utilizar uma VPN que não seja adequada do que optar por uma versão paga.
Saiba mais sobre os perigos de uma VPN gratuita aqui.
2 – Peça um plano de pagamento anual
Se optou por uma subscrição mensal para a sua VPN, saiba que muitas vezes optar por pagar anualmente pode representar alguma poupança (dependendo do serviço que subscreveu, claro). Isto acontece porque, geralmente, pode haver descontos ao escolher esse método de pagamento.
3 – Acesso a todos os que precisam
É muito importante que os funcionários da sua empresa – pelo menos aqueles que precisam – tenham acesso à sua rede virtual privada. Dessa forma, garante que todos os dados recebidos e transmitidos são encriptados e estão protegidos de olhares indiscretos. Em vez de instalar o software da VPN numa única máquina, pode fazer o setup no router da empresa; dessa forma, todos os aparelhos que se conectarem a esse router estarão protegidos.
Esta ação também previne que os funcionários, ainda que inadvertidamente, desliguem a rede privada ou alterem definições ao mexerem no seu computador de trabalho. Mas atenção: nem todos os routers suportam VPN, por isso é importante que se assegure de que o seu aparelho lhe oferece esta funcionalidade.
4 – Assegure sempre a segurança no mobile
As redes públicas de wi-fi são altamente convenientes: elas permitem que os seus funcionários trabalhem enquanto passam tempo num aeroporto, num café, num hotel ou em outro qualquer espaço público. Infelizmente, estas redes são altamente inseguras.
E tal assim é porque um hacker que consiga ganhar acesso a esta rede pública pode facilmente roubar os dados que pertencem aos seus clientes, deixando a sua empresa com um grande embaraço e todos os custos associados a esta quebra de segurança.
É que além de perder informação potencialmente sensível, os custos de uma falha de segurança a este nível podem ser devastadores para uma empresa, pois pode estar em causa a perda de dados pessoais dos clientes e fazer com que estes se virem invariavelmente para a concorrência, pois perdem a confiança.
Assim, é absolutamente fundamental que o seu fornecedor de VPN lhe ofereça essa segurança; os seus funcionários devem ter acesso à rede em qualquer parte para que, mesmo que estejam fora do escritório ou a viajar em negócios, tenham sempre os dados seguros.
Até num telemóvel, cada pedaço de informação enviado ou recebido é encriptado. Garanta, claro, que os seus colaboradores acionam a VPN em todos os computadores portáteis, tablets e telemóveis.
5 – Limite o efeito da VPN na duração da bateria
Uma VPN profissional mantém os seus dados seguros utilizando um processo de encriptação, o que torna altamente difícil a tarefa de intercetar estas informações para alguém que o tente fazer.
Mas a encriptação pode ser um recurso que consome muita vida da bateria, principalmente nos dispositivos móveis. Ficar sem energia é, obviamente, um fator que contribui para a queda de produtividade dos seus funcionários quando estão fora do escritório.
Há variadas soluções que podem ser usadas para limitar os recursos consumidos a encriptar dados; uma delas é sensibilizar os colaboradores para usarem a VPN apenas quando estiverem a transmitir informação sensível. No entanto, esta opção acarreta um enorme risco de erro humano.
Uma solução mais prática seria a de mudar a bateria e as definições de energia no computador portátil ou no aparelho móvel para permitir que os dispositivos operem de forma o mais eficiente possível.
Pode também distribuir power banks pelos seus colaboradores para que os possam utilizar quando estiverem fora do local habitual de trabalho (numa viagem de negócios, por exemplo).
Usufrua ao máximo da sua rede privada empresarial
Acima de tudo, é importante garantir a segurança dos seus dados online. Esperamos que estas dicas ajudem a sua empresa a desfrutar de todas as vantagens de ter uma rede privada adaptada às suas necessidades, trabalhando de forma altamente segura e eficiente. Se ainda não tem uma VPN, entre em contacto connosco!
Gostou do nosso Blog? Subscreva já!
Comentários
Artigos Relacionados
Categoria : Geral Catarina Sousa
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...
há 4 anos | Visitas: 8855 | Leitura: 4 Minutos
Ler mais..Categoria : Redes Sociais Catarina Sousa
EUA querem banir a app TikTok
Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...
há 4 anos | Visitas: 6976 | Leitura: 3 Minutos
Ler mais..Categoria : Geral Catarina Sousa
Fake News: saiba como as detectar
Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...
há 4 anos | Visitas: 7496 | Leitura: 5 Minutos
Ler mais..