Clínicas Dentárias 👩⚕️ - A importância de um Web Site e Marketing Digital
Categoria : Websites Visitas: 4115 Tempo de Leitura: 8 Minutos
A maior parte dos consumidores procuram informação online antes de tomarem qualquer decisão – quer seja comprar um produto, contratar um serviço ou até mesmo visitar o espaço físico de uma empresa. De facto, de acordo com estudos internacionais, quase 90% dos potenciais clientes fazem pesquisas na internet primeiro e só depois decidem o que fazer. Este comportamento é muito comum, principalmente no que diz respeito à saúde. Por isso, se tem uma clínica dentária, saiba que um website é importante para atrair pacientes à procura de um dentista no Porto, em Bragança, em Lisboa e até mesmo em Paços de Ferreira.
Se quer que o seu negócio tenha sucesso no mercado atual, deve ter um site profissional. A sua página online é a porta de entrada na sua empresa, e que suporta todos as ações de marketing digital.
A relevância do site para o marketing
Ter um website é uma parte fundamental da estratégia de marketing digital adotada. Qualquer tipo de comunicação, conteúdo ou publicidade que seja colocada online vai direcionar os seus potenciais clientes para essa página. Sendo assim, é importante mostrar aos futuros pacientes uma ideia clara daquilo que faz e que tipo de serviços podem encontrar quando visitarem a sua clínica de medicina dentária.
Comecemos pelas redes sociais: fazendo publicidade para alcançar e gerar engagement com os seus clientes, tem de ter um espaço para onde os encaminhar quando eles querem saber mais sobre o médico dentista mais perto de onde vivem. O seu website serve então como uma plataforma base que os seus pacientes visitam quando pretendem encontrar um especialista em implantes dentários, desvitalizações ou até mesmo uma simples limpeza dos dentes.
A sua página online também tem extrema influência para o marketing de conteúdo – pois este precisa de um espaço para ‘viver’ e ser visto. Quer seja um post no blog sobre novos aparelhos invisíveis para os dentes ou descrições de produtos e serviços, vai sempre necessitar de uma montra para mostrar essa informação. O seu site é o local perfeito para albergar todos esses ótimos conteúdos da sua clínica de dentistas profissionais em próteses e branqueamentos, por exemplo, chegando às pessoas que necessitam desses serviços dentários.
O Marketing por email
Também no que diz respeito ao email marketing, o website desempenha um papel fundamental. Se está a usar esta tática para chegar aos pacientes e criar engagement, tem de os encaminhar para algum sítio para converter a vontade de ter um sorriso bonito na compra de uma sessão de branqueamento dentário ou de colocação de facetas. Pode fazê-lo através de uma newsletter semanal, para que os subscritores possam saber mais sobre aquilo que faz – clicando nos links, são redirecionados para o seu site.
Os anúncios pagos
Os seus anúncios publicitários pay per click (PPC) também têm de ter um local para direcionar os consumidores. Este tipo de publicidade é uma ótima forma de chegar a mais pessoas potencialmente interessadas nos seus produtos ou serviços, mas é sempre necessário ter uma página online para receber os pacientes quando eles clicam no anúncio PPC. Veja este exemplo:
Tendo múltiplos destinos, pode oferecer mais informação e abranger mais áreas em que os seus potenciais clientes possam estar interessados. O grande objetivo do seu site é responder a todas as questões que os utilizadores possam ter.
A pertinência de um website para o SEO (Search Engine Optimization) tem como base a tática de marketing utilizada. Quando os seus pacientes atuais ou potenciais utilizam motores de pesquisa para procurar serviços, produtos ou marcas, estes mecanismos dão-lhes uma lista com páginas relevantes para os tópicos pesquisados. Por isso, se quer aumentar o tráfego online da sua página, precisa de um site. Quanto mais otimizado estiver para o Google, mais hipóteses terá de chegar a novos clientes.
A relevância para as vendas
As vendas são vitais em qualquer negócio. É a única forma que existe para manter uma empresa a funcionar em pleno. E aumentar as vendas – ou as consultas marcadas na sua clínica de implantologia – é a melhor forma de melhorar a saúde oral dos seus pacientes e a saúde financeira da sua marca. Para isso, o seu website representa um ponto fulcral. Ter uma boa presença online através da página é meio caminho andado para chegar a novos clientes.
Quanto mais consumidores atingir no meio digital, mais oportunidades surgirão de fechar negócios e vender um aparelho fixo ou um Invisalign. Além disso, através da otimização do seu site, melhora as chances de atrair mais contactos de qualidade. Ter um website não só aumenta as suas oportunidades de venda como também faz crescer a acessibilidade.
Com um site, pode vender produtos ou serviços ou receber pedidos de marcação de consultas de medicina dentária a qualquer hora sem necessidade de estar ativamente a entrar em contacto com os consumidores, pois eles encontram tudo o que precisam na página.
Adicionalmente, o seu site oferece-lhe outro canal de vendas, quase que como se tivesse um comercial a trabalhar consigo. Além de vender no meio digital, pode esclarecer automaticamente todas as dúvidas dos seus pacientes, fazendo com que estes comprem ou contratem de forma consciente. Efetivamente, este conteúdo online ajuda os seus consumidores a obter informação e a convencê-los dos benefícios de serem seus pacientes.
Criar credibilidade
Construir uma reputação sólida e gerar credibilidade também é uma das vantagens de ter um website. No mercado digital dos dias de hoje, clínicas dentárias que não têm um site podem parecer pouco credíveis. A razão de ser de tal prende-se com o facto de a maioria das empresas ter um website, pelo que quem não tem parece ter algo a esconder.
A publicidade boca a boca ainda funciona, mas não com a força de outros tempos e com a exigência dos consumidores da atualidade. Desse modo, ter uma página online permite aos seus pacientes verem aquilo que faz. Podem ainda ter acesso a trabalhos dentários já feitos, casos de sucesso e a sua missão.
Ao ajudá-los a conhecer a sua clínica, está a trabalhar para estabelecer confiança – o primeiro passo para construir uma relação duradoura de confiança.
Use o seu site para instaurar autoridade
Quando se fala numa clínica muito conhecida, os clientes querem saber exatamente quão boa ela é, e que tipo de médicos dentistas lá trabalham. O conteúdo que cria e publica no website ajuda os pacientes a saberem tudo isto e muito mais. Ao fornecer conteúdo de valor e educacional, está a solidificar relações mais sólidas e a encorajar novas compras ou mesmo simples consultas de check up dentário – e distancia-se assim da concorrência.
Se quer estar à frente dos seus concorrentes, tem de fazer uma análise e perceber onde pode melhorar. Se eles têm um site e você não, pode estar neste momento a perder pacientes.
Cause uma boa primeira impressão com um web design profissional
Tal como o sorriso é uma das primeiras coisas em que reparamos quando conhecemos alguém, o seu site vai ser o primeiro contacto dos seus pacientes com a sua clínica. Mesmo que o seu negócio seja apenas local e tenha um curto raio de ação – imagine que está numa cidade pequena – há boas hipóteses de ter pessoas com necessidade de uma consulta dentária a pesquisar os seus serviços antes de o visitarem.
O cheque-dentista, por exemplo, funciona em qualquer parte do país, mesmo em pequenas vilas. Por isso, é vital ter um site com um design profissional e feito por especialistas. Se ele for pouco atrativo ou de navegação difícil, pode estar a afastar os seus potenciais clientes sem sequer ter noção disso.
Efetivamente, um inquérito feito recentemente mostra que 94% das pessoas aponta o web design como a principal razão para desconfiar ou rejeitar um site.
Os websites profissionais devem incluir (não só, mas também), os seguintes elementos:
1. Navegação simples
Não deve ser difícil para os seus visitantes encontrar exatamente aquilo que procuram, sem terem que clicar inúmeras vezes em vários links. Os menus de navegação devem ser limpos e simples, ajudando os seus pacientes a descobrirem o que lhes interessa em pouco tempo, quer seja um serviço de destartarização ou um tratamento de gengivas.
2. Design atrativo
A página deve ser atrativa, usando cores e imagens que estejam alinhadas com a marca mas que sejam agradáveis à vista. Um website profissional tem um balanço perfeito entre um design atraente e conteúdo de simples leitura e que carregue rapidamente.
3. Conteúdo interessante
Todos os conteúdos que colocar no website devem ser informativos e ajudar os visitantes a melhor entender os seus produtos ou serviços. Também é fundamental enfatizar palavras-chave relevantes para os seus pacientes, que eles possam utilizar para encontrar clínicas como a sua.
4. Search Engine Optimization
A estrutura e o conteúdo da sua página deve estar otimizada para os motores de pesquisa como o Google. O design feito por profissionais normalmente inclui serviços de SEO, o que assegura que vai ter mais visibilidade online.
5. Rapidez de carregamento
Se o seu site não carrega em poucos segundos, os seus potenciais clientes podem fechar imediatamente a página. Melhore a experiência para o utilizador melhorando a rapidez.
E se precisa de um novo site, com um design feito por profissionais e otimizado para melhorar a visibilidade digital do seu negócio, fale com a INDIGIT.
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