Sites e-commerce criativos para se inspirar 🛍️
Categoria : Web design Visitas: 3885 Tempo de Leitura: 3 Minutos
Se está à procura de inspiração para o seu novo website e-commerce, veio ao sítio certo. Porque pode ser difícil definir exatamente a página ideal para o seu negócio, a Indigit deixa-lhe alguns exemplos de sites que são criativos e, mais importante, que vendem os produtos.
As plataformas mais usadas, como o WooCommerce ou o Magento, podem ser usadas na sua loja online, claro; mas há toques pessoais ou distintivos da marca que não devem ficar de fora no momento de mostrar a sua marca ao mundo.
Muitas vezes, construir um site de raiz pode ser o que a sua empresa necessita.
Hoje em dia, o mercado está a mudar e não é fora do comum vermos lojas digitais que usam transições de ecrã entre secções, sem comprometer a navegação.
Veja a Maradji, empresa francesa de venda de marroquinaria, bijuteria, malas e acessórios, ou a Keus Store – em que a navegação na horizontal cria uma experiência única para o utilizador, permitindo-lhe ver com mais detalhe os produtos disponíveis.
Também em grandes marcas, como a Gucci Dècor, assistimos a uma inovação completa na forma como os produtos são apresentados ao público. Os detalhes são incrivelmente genuínos e combinados com grandes imagens, mesmo sem recurso ao scroll horizontal.
Já se imaginou a comprar marisco ou peixe online? Pode ser para aí que caminhamos, tendo em conta o aumento galopante das compras feitas através da internet. Espera-se que, dentro de apenas dois anos, já mais de 60% das transações sejam feitas de forma digital.
E, pegando precisamente nesse mercado, vejamos o site da Sea Harvest. Sim, a homepage parece mesmo a capa de um jornal saído do século XIX e a marca usa e abusa das ilustrações para vender alimentos – para o consumidor, porém, está também a expressar a sua personalidade.
A Studio Job é mais um bom exemplo de experiência de compras online para o cliente, com toques de brutalismo e maximalismo com uso de imensos recursos visuais, animações e microinterações – claro, o humor não podia ficar de fora para cativar ainda mais a atenção do consumidor.
Estes dois exemplos vão ainda mais longe, ao representarem uma voz e um tom muito específicos de cada marca. Essa linguagem, que mostra a identidade da marca, é o que lhe permite aproximar-se mais do cliente e criar empatia. Dessa forma, há um maior impulso para os consumidores comprarem.
A Femme & Fierce é mais um exemplo exótico de uma plataforma de comércio digital: pleno de microinterações, animações orgânicas e detalhes subtis, o site consegue arrancar um sorriso ao potencial comprador, através de tudo isto e da sua linguagem coloquial e amigável.
Voltando a falar de páginas pouco convencionais, no que ao webdesign diz respeito, vemos a interface da marca de luxo Balenciaga. Altamente simplificado e com um menu de navegação fora do comum, o site é uma delícia para o comprador.
Novos horizontes para a experiência do utilizador
Conforme temos vindo a abordar, as atuais e futuras possibilidades dos sites de compra e venda online são excitantes – não apenas do ponto de vista criativo, mas também porque estão a evoluir as pesquisas vocais e através de imagem, os assistentes guiados pela voz, design altamente futurista e inteligência artificial.
Fazer pesquisas com recurso a imagem é realmente uma tendência, e ela é particularmente relevante para os sites e-commerce que permitam procurar por produtos semelhantes. Desde 2016 que o Aliexpress, por exemplo, tem usado esta ferramenta; O Snapchat, o Pinterest Lens e o Google Lens também são pioneiros neste aspeto.
A inteligência artificial e a aprendizagem por parte de máquinas também dão aos vendedores um maior conhecimento dos hábitos de compra por parte do consumidor, com o objetivo de personalizar cada vez mais as suas experiências e melhorar os resultados das pesquisas e recomendações – tornando-se cada vez mais relevantes e acessíveis.
Sem qualquer dúvida que estas tecnologias emergentes vão mudar para sempre a experiência que as marcas proporcionam aos clientes online. Se está a pensar criar a sua própria loja digital, fale com a Indigit: somos especialistas na criação de websites de raiz ou através de plataformas de e-commerce.
Gostou do nosso Blog? Subscreva já!
Comentários
Artigos Relacionados
Categoria : Geral Catarina Sousa
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...
há 4 anos | Visitas: 8808 | Leitura: 4 Minutos
Ler mais..Categoria : Redes Sociais Catarina Sousa
EUA querem banir a app TikTok
Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...
há 4 anos | Visitas: 6930 | Leitura: 3 Minutos
Ler mais..Categoria : Geral Catarina Sousa
Fake News: saiba como as detectar
Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...
há 4 anos | Visitas: 7454 | Leitura: 5 Minutos
Ler mais..